Incentivo para a Transição

Minha gente querida!

Bem vindos aos que chegam no nosso cantinho, na nossa querida Crespolândia.
Puxem cadeira e simbora prosear!

Tem bastante tempo que recebo vários e-mails de crespinhas pedindo PELO-AMOR-DE-DEUS para ajudá-las na dura fase da transição.
Como são muitas resolvi criar esse post de incentivo, pra frente Brasil-il-il!

Vamos começar passando a credibilidade necessária. Muita gente nova na área e aí já viram, né? Quem é essa louca que posta sobre crespos e cacheados? Rá! Vem aqui.

Pois é... essa sou eu que já passei delícias com esse cabelo cheio de vida própria.
Vamos falar um pouco mais sobre essa fase pavorosa, que muitas temem, mas que sim!! Dá para vencer.


Questionamentos na Transição

É aquele momento em que você questiona se anda com um capacete na bolsa, uma touca de bandido, boné, qualquer coisa que segure o pobre. 
Sempre quando falo disso me lembro dos vídeos que postei aqui tempos atrás. Vale muito a pena assistir. Clique aqui para ver um e aqui para assistir o outro. São exemplos que nos incentivam a não desistir. A Rê Gontijo, que postei outro dia, é outra que está passando por essa fase. Ou seja, muitas estão passando também.

Já comentei muito sobre essa fase aqui no blog. É dureza mesmo, não vou mentir, mas com persistência, a vitória chega! YES! \o/

Acredito até que esse processo passa por uma prova psicológica forte, já que muitas saem do liso de progressiva para tentar achar seu cacheado. Sabe aquele cabelinho com pontinhas bem esticadinhas, que ilusoriamente não dava tanto trabalho assim? Pois então... vai começar a dar.
Aceitar essa mudança nem sempre é tranquilo porque muitas não querem cortar e ficam com aquelas pontas mega lisas e a raiz cacheada. Lembram da Clara

Então...O que precisa ser mudado é que a transição não vai rolar tal como uma ida ao salão para fazer um relaxamento, progressiva ou qualquer procedimento químico. Depois de 3 horas nada vai mudar. Ele precisa crescer. Para isso dependemos do tempo do nosso organismo trabalhar arduamente para os fios crescerem, você se acostumar com a ideia e principalmente ir se conhecendo.


Solução Mágica não Existe

Muitas e muitas e muitas e muitas que resolveram aderir ao natural ficam desesperadas, me escrevem pedindo uma solução. O bicho realmente começa a pegar, o desânimo começa a bater e aí o que posso dizer é o seguinte:

Hora de entoar o mantra PPD.

Paciência
Persistência
Disciplina

Paciência pela demora, Persistência pra não desistir e Disciplina para cuidar. 

Não adianta achar que tacar um creme no cabelo 1x por mês vai dar resultado. Não dá, bebê! Tem que cuidar mesmoooooo. Seguir o cronograma direitinho, se não for o cronograma, cuidar toda semana. Testar os produtos, ver o que dá certo e o que não. Conhecer o seu cabelo de verdade. O coitado sente sede, fome, estiramento, calor, frio, umidade, tudo isso. Tem que ir lá regar a plantinha, dar de papá ao Tamagoshi senão babau.

Hoje ter o domínio do meu cabelo (tá...na maior parte do tempo), saber como ele responde aos tratamentos faz toda a diferença no meu dia a dia. Demorei 2 longos anos pra chegar nesse resultado. Como disse outras vezes conto nos dedos de uma mão quantas vezes deixei de fazer um tratamento nesses dois anos de transição.


O que ajuda?

Não prender sempre - O que foi mais difícil na minha época de transição, que precisei me policiar muito, era não deixar o cabelo preso o tempo todo. A vontade era imeeeeensa, mas além de quebrar muito não favorecia a formação dos cachos. Porque não era um prender meio solto. Era um prender pra ficar com os olhinhos de japonesa. "Deusolivre" ter aquele volume mal definido no rabo de cavalo, não é? Desse jeito o cabelo começa a ficar estirado o que dificulta que o cacho apareça. Ainda mais hoje que o coque está em alta. Ele deforma o cabelo demais. 
Outra coisa é não prender molhado para não favorecer um ambiente para caspa e fungos.

Incentivar a formação dos cachos - Além das hidratações constantes, usar um bom creme para definir + amassar, amassar, amassar. Outra boa dica é fazer a torção, que ensinei aqui. (Lili, minha querida amiga, disse que ter aprendido a torção salvou a pátria dela e a libertou do secador. YES! :o). Outras técnicas para ajudar: fitagem, dedoliss (existem vários vídeos no Youtube explicando como fazer).

Conhecer a técnica no poo e low poo - Nunca fiz, mas falam maravilhas. Quero muito um dia ter disciplina para seguir. As técnicas consistem em usar produtos que não contenham algumas substâncias agressivas ao cabelo. Existe uma lista de produtos liberados. Quem entende muito dessas técnicas é o Ronaldo do blog Liberte os Cachos. Vale muito a visita. Ele é um querido que estuda muito sobre o assunto e, com muita generosidade, passa o que sabe pra gente. Aprendi muita coisa com o Ronaldo. Visitem! 

Ler muito sobre o assunto - Durante o tempo que resolvi encarar a transição, minha leitura obrigatória era a Comunidade dos Cabelos Cacheados no falido Orkut. Tenho minha conta até hoje lá sendo esse um dos motivos de mantê-la. Abri um post anos atrás perguntando as meninas se rolava ter cabelo cacheado sem relaxamento. Muito incentivo, muitas dicas, muitas partilhas lá. Uma escola incrível que foi pra mim aquela comunidade. Comecei a compreender, a testar com as dicas de lá.
Tem vários blogs e sites falando sobre o assunto. 


Resumindo, crespinhas: Foco + foco + foco!

Entenda que você não está sozinha nessa, companheira! Muitas estão, já pegaram e ainda vão pegar esse barco. :o)

Aproveitando o assunto, gostaria de abrir esse espaço aqui para mais casos de sucesso de transição para quem quiser participar. Acho que é uma forma de ajudar quem está nessa caminhada.

Pensei no seguinte...Como meu tempo não está uma maravilha, acho que se cada uma contribuir com 01 dica (como o exemplo acima: Não prender sempre + o texto pequeno) com uma foto de antes e  uma depois vale a pena, hein? ;o)

Já deixo aqui o aviso que se mandar foto é porque você está me autorizando a publicar, tá? Ueban!!

Manda pra eusoucrespablog@gmail.com


Beijos!!


E o sorteio? Já se inscreveu? Vem!!! 



Compartilhe:

Sobre a Crespa

Claudia Montelage é cantora, botafoguense, libriana, sócia da Dois Versos e desde de 2012 pilota o blog "Eu Sou Crespa". Resenhas, tendências, transição, indicação de salões e profissionais, exemplos reais, aceitação e valorização do cabelo natural fazem parte dos temas abordados nesse espaço dedicado aos cabelos crespos e cacheados.!

19 comentários:

  1. divaaaaaaaaaaaaaaa!! assino embaixo em tudo! é dificil a caminhada mas vale cada centavo e gota de suor! nada mais gostoso do que poder sair por ai com meu black pro alto!

    ResponderExcluir
  2. Esse tipo de incentivo é ótimo, Claudia!
    Faz quase um ano que estou em fase de transição e entoo todos os dias quando acordo o mantra PPD. Meu cabelo está curto (na nuca), mas ainda falta metade para chegar a esse comprimento ao natural. É uma fase muito dificil, onde a estima fica fragilizada.
    Uma dica que dou, e que está me ajudando a se tornar essa fase "menos pior", é utilizar um bom leave-in e secar com difusor para que a parte lisa fique um pouco ondulada, deixando assim o cabelo num aspecto mais "uniforme" (rs).
    Parabéns pelo blog!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima dica, Domenica!!
      Fica a dica para as crespinhas.
      Beijos e obrigada!

      Excluir
  3. CULPACULPACULPACULPA!!!!!!!
    Tô no rabo de cavalo,não consegui cortar!!!!!Mas não volto na minha decisão:quero encrespar novamente!E há cada lavada uma tratada!Um dia chego lá!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calma, Eliana!! :o)
      Tenta ir deixando algumas partes presas com grampos e soltar a maior parte pra ajudar a cachear.
      Beijo!

      Excluir
  4. Ola Claudia, também estou ba fase de transição. Faço sempre as hidratações que você recomenda, porém o alisamento ainda está na metade. Gostaria de saber qual xampu, condicionador, creme de pentear e finalizador você indica para este caso específico. Aguardo seu retorno, obrigada.
    =**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você deveria investir nos produtos que sejam bons para a parte virgem, no caso cacheado. Assim você vai tratando ele, especificamente, desde a raiz. A parte alisada, não tem jeito... só cortando mesmo. No caso do creme para pentear, invista nos que definem como falo no post.
      Bjs!

      Excluir
  5. Oie, Claudia! Adoro seu blog e fico feliz que essa inciativa de incentivo aos cachos só vem aumentado. Tenho visto muitos vídeos no youtube, grupos no face, isso é tão maravilhoso. Estou em transição pela segunda vez, e pela 2ª justamente porque taquei definitiva nos cachinhos. Antes usava relaxamento e travava aquela luta ilusória de cabelos bonitos apenas no dia que vc está no salão mas enfim, o que acho mais difícil é não manter muito tempo preso. Eu amasso, enrolo, mas nada da parte lisa ondular. E o meu cabelo natural é bem cacheado. Ando agora com rabo de cavalo ou coque. Dia desses meu colega de trabalho olhou para mim e perguntou assustado: o que é isso? Eu respondi: meu cabelo, ué, dividido entre a parte linda e a parte ilusória!rsrsrs. Eu só não faço o big chop pq fiz na 1ª transição e o cabelo cresceu para cima. Não me adaptei e alisei.Estou há 9 meses nessa vida! Como demora, mas penso assim: eu já passei tanto tempo com a raiz brigando com o resto do cabelo, tanto olho torto que jogar isso tudo fora é doideira. E outra, a preguiça de passar chapinha é maior que qualquer vaidade para sair. Não ligo mesmo. O engraçado é que vejo histórias de meninas que alisam há muitos anos. Como conseguem? Eu fiquei 1 ano e já desisti. rsrsrs
    Bjo grande!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É complicado mesmo todo esse processo. Mas persista que vai dar certo. Tem que muita paciência, mas o dia do grande corte chega e você verá como é libertador. Às vezes é esquisito até se adaptar, mas depois vai. ;o)
      Bjs!!

      Excluir
  6. Meu cabelo é cacheado, a uns anos atrás fiz alisamento definitivo, depois me arrependi e resolvi deixar as madeixas crescerem ao natural, cortei um bom pedaço da parte alisada e fiz um permanente no pedaço alisado restante, fui fazendo muita hidratação e quando ele chegou na altura do ombro mais ou menos eu cortei a parte do permanente. Usei muito o tônico de crescimento da tricofort que ajuda mesmo.

    Bjus

    ResponderExcluir
  7. Nossa... essa questão traduziu o meu momento rsrsr Ta difícil.. Várias vezes eu penso em parar no primeiro salão e pedir um relaxamento pelo amor de Deus!!!
    To com braços musculosos de desembaraçar meu cabelo rsrs
    Que bom que tenho companheiras nessa luta!
    bjusss
    Pri do zanzar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha amiga querida!!!
      Olha o ditado: "há males que vem para o bem". Braços super torneados! kkkkkk
      Não vai nada entrar no primeiro salão pra fazer relaxamento porque não vou deixar!!
      Fica firme!
      Bjs!

      Excluir
  8. já consegui parar de prender os cabelos ... só vivia com ele preso, resultado cachos esbagaçados.... e agora cortei e tô tratando direitinho hidratação toda semana e olha os cachos tão adorando. bjkssss no <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uhuuu!! Vitória, hein?
      É isso aí. Aos pouquinhos você se acostuma e vai curtindo cada conquista.
      Bjs!

      Excluir
  9. Preciso ser forte! Eu vou conseguir com fé em Deus *__*

    ResponderExcluir
  10. oi eu vou comecar minha transição de novo, pois da outra vez desistir na metade do percurso, e dessa vez para me motivar a nao parar e tambem para ajuda outras meninas a assumir suas identidades resolvi criar uma oagina no face, peco a ajuda de vcs para continuar nessa batalha.. #transiçãocapilar# https://www.facebook.com/pages/Transi%C3%A7%C3%A3o-Capilar/841002615966708?ref=aymt_homepage_panel
    Transição Capilar

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!
Em breve seu comentário será publicado.