Cronograma Capilar: Hidratação + Nutrição + Reconstrução

Pessoas queridaaaaaaaaaaaas!

Olha eu aqui trazendo novidades! Um passo super importante para começar a dar um up! up! nos cachos.
Como sempre falo, não sou especialista, hein gente? O esquema comigo foi no erro e acerto. Por isso, recomendo: pesquisem. Eu ainda erro, acerto, pergunto, fuço pra não errar mais, mas acontece.

E sabem o que é melhor da novidade? É FÁCILLLLLLLLLLLLLLLLL!
Confirma Silvionnnnnnnnnnnnnnn??
Siiiiiiiiiiiim!! Má ôeeee, é fáceooooooooooo!!

E o que precisa de verdade???
DISCIPLINA - muita! Xô preguiça!

Lembram que no post sobre Nutrição falei que descobri que existem 3 etapas para o tratamento completo do cabelo? (ok... eu deveria ter feito o da hidratação primeiro, mas sabem comé, né? A pessoa num "guenta" esperar e como o resultado da nutrição foi t-u-d-o, publiquei. - ui!).

Pois então. Desde li sobre isso observei melhor o que faço, os produtos que escolho. Comecei a seguir uma ordem já existente para o tratamento, um Cronograma Capilar para recuperação dos fios e após, a manutenção.

A ordem para o tratamento oficial, cada um em uma semana, é: 
1 - HIDRATAÇÃO (que é a etapa de reposição de água, umidade) 
2 - NUTRIÇÃO OU UMECTAÇÃO (etapa de reposição de umidade e oleosidade)
3- RECONSTRUÇÃO (etapa de reposição de proteínas, aminoácidos, minerais e queratina).


Entenderam que é ordem, ou seja, não pode fazer um antes do outro. Principalmente a reconstrução.

E aí a tabela oficial é a seguinte:


Por exemplo, na 1ª semana: segunda e quarta faz a hidratação e na sexta a nutrição.


Já a minha tabela, que adaptei é assim:



Por exemplo: todo sábado tem tratamento aqui em casa. ;o)


Aí você me pergunta: Qual cronograma seguir?

Eu te digo: o que melhor se adaptar ao seu dia-a-dia.
Adoraria conseguir fazer 3 dias de cuidados capilares por semana (úh-lá-lá), mas meu tempo é curto. Não rola de verdade. Logo.... adaptei. Plim!

Funciona? Sim.

Na verdade, desde que comecei a cuidar dos cachos, nunca fiz mais do que 1 hidratação na semana. Acredito que o resultado seja beeeem mais rápido seguindo o cronograma oficial, sem dúvidas! Quem puder, conseguir, vá com tudo! Se joga! ;-)

A outra diferença em relação ao Cronograma oficial é que após a nutrição e a reconstrução  faço uma hidratação. 

Sabem por que? Porque acho que o cabelo, no caso da nutrição, fica bem ensebadinho por conta da manteiga e, no caso da reconstrução, o cabelo fica bem pesado. A hidratação dá uma malemolência, uma leveza para finalizar os dois processos.

Essa é uma dica que vai a gosto do freguês, tá gente? 



Observações:



Cabelos da tabela dos Tipos que publiquei aqui, para iniciar o tratamento, segundo umas informações que li, podem seguir dessa forma:

Tipos 2A e 2B - Primeiro Hidratação
Tipos 2C e 3A - Primeiro Hidratação
Tipos 3B, 3C, 4A, 4B e 4C - Primeiro Nutrição


Próximos passos:

Conheça mais sobre as etapas, clicando nos nomes:

:: Hidratação ::
:: Nutrição ::
:: Reconstrução ::

Beijos!





Compartilhe:

Sobre a Crespa

Claudia Montelage é cantora, botafoguense, libriana, sócia da Dois Versos e desde de 2012 pilota o blog "Eu Sou Crespa". Resenhas, tendências, transição, indicação de salões e profissionais, exemplos reais, aceitação e valorização do cabelo natural fazem parte dos temas abordados nesse espaço dedicado aos cabelos crespos e cacheados.!

96 comentários:

  1. Que post ótimo Paris!
    Adorei!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Primeira vez comentando! tenho acompanhado o blog desde o comecinho faz parte da minha leitura virtual semanal kkkkkkk adoro !! Voltei para os cachos, faço o cronograma e nossos cabelos são bem parecidos :D Sobre as máscara tenho certeza que a Relaxima e Redken Real Control cabem na parte de nutrição!!

    Olha aí:
    *Redken Real Control:
    Condicionadores Catiônicos: hidratação e nutrição ao fio
    Proteína/Ceramidas: resistência interna e reparação
    Manteiga de Karité: controle de volume e frizz.

    *Relaxima:
    Com Emolientes Concentrados e Ativos Condicionantes que fortalecem os fios, facilitando o pentear e dando flexibilidade. O Extrato de Aloe vera, Manteiga de Karité e derivados da Seda nutrem os fios para maior maciez e controle.

    Fonte: http://www.belezanaweb.com.br

    ;D

    Olha eu conprei a linha completa da Redken Real Control, estou esperando chegar... ai depois venho te contar as impressões que tive ok ???

    Bjinhos! Mto sucesso pro blog !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hihihihi! Sabia que alguém iria implicar com meu Real Control ali...
      Pôooooooooooooooooooooooooooooxa Julianaaaa! Deixa passar só esse! :o))
      Eu acho tão incrível que por mim, todo mundo começaria com ele! \o/
      Vi essa definição na Beleza na Web. Mas se formos por essa, o produto atende as 3 etapas, hein? Hidratação + reparação + Controle de volume e frizz. Sei não...
      Na verdade acho que cabe como hidratação e nutrição, muito pela malemolência do cabelo após o uso. Fica incrível!
      Pelo que eu li no site da Redken, essa linha repõe a umidade dos fios, suaviza o frizz (partes da hidratação), reduz o volume e porosidade (nutrição). E aí, na dúvida, fico com ele nas duas etapas.
      Quanto ao Relaxima, concordo contigo. Mas como li em resenhas que a nutrição que ele faz é de leve a moderada, achei que caberia aqui. Só que vendo a composição, realmente ele vai pra prateleira da nutrição. ;0)
      Obrigada, flor!
      Vamos trocar mais! Adorooooo! Aprendo muito com vocês!
      Beijos!

      Excluir
  3. Olá, acompanho seu blog faz um tempo mas nunca comentei. Gostei bastante.
    Eu uso bastante a relaxima e também acho que ela está mais para hidratação do que nutrição, até pelo efeito que deixa nos meus cabelos. É meio complicado separar as máscaras assim, porque pela embalagem muitas falam em restauração, hidratação e até nutrição e na prática são apenas de hidratação. Eu vou mais pelo efeito, porque nesse ponto a diferença é nítida.
    Aproveitando, eu queria te fazer uma pergunta, como você doma os seus cachos no dia seguinte. Para mim esse é o pulo do gato, que eu não consegui ainda. No dia que lavo meu cabelo fica lindo (uso TIGI também e outras coisinhas) e o meu cabelo é bem crespo, mas eu relaxo, então meus cachos precisam de uma forcinha. No dia seguinte eu já tentei de tudo: molhar, não molhar, spray, só silicone, óleo de coco, TIGI, Umidificador de Gelatina da Capicilin (esse é ótimo) e Natu Hair, mas não tem jeito, meu cabelo fica horrível no dia seguinte. Às vezes fica duro, outros fica macio, mas invariavelmente fica armado e indefinido. Tem dias que só consigo sair de casa com trança embutida. Você podia fazer um post sobre isso. Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá FabyBrasil!
      Concordo contigo. Existem máscaras que falam no rótulo uma coisa e o efeito é outro. Só usando mesmo para saber. É bom ter a opinião de vocês para juntar tudo e depois fazer um resumão. Valeu pelo toque!
      Quanto ao dia seguinte, você já leu esse post? http://www.eusoucrespa.com.br/2012/02/ressuscitando-os-cachos.html
      Aqui dou umas dicas do que faço. Mas sabe o que acho também? Depende do comprimento, de como você dorme (solto ou preso) e estado de hidratação do cabelo, que responde com mais facilidade. Durmo com ele preso frouxo pra cima. Precisa umedecer, mas bem de leve, de maneira uniforme, sem encharcar e passar um creme para definir, como o Curlesque. Silicone deixa meu cabelo mega farofento. Nunca me dei bem. Mas tem dias que no meu nada dá certo.
      Bjs!

      Excluir
  4. Oi Crespa! Veja, eu uso duas máscaras para hidratação, que gosto muito, e não estão na listinha: Elseve hidramax colágeno, e Amora e sândalo, do Boticário. Alguém pode se perguntar se uma máscara com colágeno não entra na etapa reconstrução. Entraria, se a concentração de colágeno fosse grande, mas nessa máscara, o colágeno é mínimo, ela tem muito mais ingredientes emolientes que entram na hidratação.

    A do Boticário é carinha, custa 30 dinheiros, mas vale cada centavinho, viu? Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Ju!
      Vou fazer um post com as dicas de vocês, tá?
      Obrigada!
      Beijo

      Excluir
  5. Ah, esqueci de dizer que acho que a Relaxima é de hidratação mesmo. Uma hidratação super poderosa, mas uma hidratação! A quantidade de manteiga de karité não é suficiente para ser considerada nutrição. Bom, mas isso é só uma opinião, não sou especialista! Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hummmmmmmm... bom saber!
      Eu também não sou especialista não. :o)
      Vamos aprendendo.
      Beijocas!

      Excluir
  6. meu cabelo é tipo 4A ou 3B
    em q ordem devo seguir , estou na fase de transição e ultimamente ele esta com os cachos sem formas e algumas parte lisas

    faço o seguinte domingo uso a mascara keragen expert mascara definição (macadamia + karite)com o bepantol liquido

    na quarta cachos perfect mascara ultranutritiva vizcaya (aloe vera+manteiga de cupuaçu+aminoacidos de milho,trigo e soja)e tb com bepantol liquido

    e queria muito a sua dica pra eles ficarem mais definidos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!
      Que tal começar o cronograma, hein?
      Acho que pode te ajudar na recuperação dos cachos.
      Pelo que você está relatando, os produtos que você tem usado são de nutrição. Talvez você tenha que intercalar esses com um produto de hidratação (listinha acima), e depois uma reconstrução.
      Não deixe de ler esse post aqui para ajudar na definição dos cachos. http://www.eusoucrespa.com.br/2012/01/usando-os-2-finalizadores-hidratar-e.html
      Bjs!

      Excluir
  7. Ola ! Gostaria de saber se ja usou tresemmé , é bom? E ele enquadra em qual etapa pq diz no pote que contem queratina.Ele é bom para cabelo quimicamente tratado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já usei Nay! O creme para pentear para cachos e o shampoo e condicionador roxinho, de reconstrução. Gostei muito!
      Com queratina, geralmente a etapa é reconstrução. Pra usar 1x por mês.
      É bom sim para cabelo quimicamente tratado. O cronograma serve para qualquer tipo, com química ou não.
      Bjs!

      Excluir
  8. Obrigada

    ...Mas você colocou ele na hidratação, e no pote fala que contem queratina na sua composição, sera que prejudica o creme de Hidratação conter queratina no caso o tresemmé ? E qual a ordem correta das lavagens no cronograma. como voce usa ? shampoo + mascara + condicionador + levin ou da forma tradicional shampoo+ condicio + mascara + levin ??? tenho muita duvida nessas etapas.

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nay!
      O Tresémme azul é de hidratação. O roxinho é reconstrução.
      Tem várias cores, né? Dá uma certa confusão...
      A ordem é shampoo + máscara + leave-in. Não usa condicionador não, tá?
      Bjs!

      Excluir
    2. Oiee, adorei seu blog e suas dicas :) queria saber se essa ordem (shampoo, máscara e leave-in) é pra ser usada só no dia da hidratação ou todos os dias? Tipo, no dia da hidratação eu não uso condicionador, mas nos outros dias eu posso usar? ;*

      Excluir
    3. Oi, Raquel!
      Depois da entrevista da Cíntia, estou adotando a shampoo + máscara + condicionador e leave-in.
      Antes fazia da forma que está no post.
      Bjs!

      Excluir
  9. Obrigada...
    Então mesmo ele tendo "queratina" na composição que esta escrito na embalagem posso usa-ló como hidratação?

    ResponderExcluir
  10. Respostas
    1. Porque o shampoo abre as escamas dos fios. O condicionador fecha. Se usar o condicionador, o efeito da máscara não é o mesmo. Fica meia bomba. ;o)
      Quanto a queratina, esses cremes de farmácia dificilmente vem com esses ativos concentrados. Então o efeito é suave. Não vai cumprir uma parte de reconstrução. Na dúvida, busque máscaras que contenha frutas, chocolate...

      Excluir
  11. Obrigada pelo post, voce poderia me dizer em que classificacao esta essa mascara: Keune Careline Vital Nutrition Intensive Repair ??
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Liliane!
      Pela composição dela, Micro proteína do Trigo, eu classificaria como hidratação.
      Bjs!

      Excluir
  12. Olá! Só uma dúvida: você tinha dito que os cremes de hidratação não deveriam conter nenhum tipo de óleo ou queratina, né? Mas o natura ekos de castanha é feito com óleo de castanha, que é supergordurosa... aí fiquei na dúvida se esse protudo não se encaixaria melhor na nutrição... Que que vc acha?

    Beijos! Amando o blog!

    Julia B.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Julia!
      Então... alguns cremes vão se contradizer nas etapas. É aí que entra a pesquisa para saber em qual realmente se enquadra. Do que eu pesquisei, muitos falaram que essa máscara ela é mais para hidratação do que nutrição. Para ser de nutrição ela tem que ser bem oleosa. Nesse caso, pelo que dizem, ela não é assim.
      Enfim... depende da visão de cada um. Eu não testei essa ainda. Fiz baseada em pesquisa.
      Bjs!

      Excluir
  13. Gostaria de saber a classificação das seguintes mascaras:
    - Lumino contrast Loreal
    - Vitamino Color Loreal
    - Force Vector Loreal
    - Fiberceutic Loreal
    - Age Recharce Kerastase
    - Absolut Repair

    Qual é de hidratação, ql é de nutrição e ql é de resconstrução?

    Obrigada pela ajuda. Vai salvar minha vida rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me ajuda que eu te ajudo. :)
      Me diga o que vem escrito na embalagem, os ativos como queratina, óleo de alguma coisa, frutas, etc.
      Bjs!

      Excluir
  14. Tá bom :)
    A vitamino color está escrito Incell Hydro-Resist
    A force vector esta escrito glycocel
    A fiberceutic esta escrito intra-cyclane
    A age recharge esta escrito complexo vita-ressource
    e a absolut repair esta escrito neofibrine

    São todas as mascaras q eu tenho. Tenho a da matrix tbm mas já descobri aqui no seu blog que é para hidratação :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vergonha master!!!
      Publiquei esse seu comentário e não respondi!
      Mil desculpas!! Vou procurar saber pra te falar.
      Bjs!

      Excluir
  15. Nossa,..... Amei suas dicas...
    Descobri o cronograma semana passada e desde então estou tentando fazer o meu, esbarrei na hora de escolher os produtos.
    Fiz e refiz listas e sempre na dúvida. Agora que vi seus post vou poder compra meus cremitios sem medo.
    Muito obrigado pos compartilhar suas experiências.
    Valeu mesmo.
    Bjos

    ResponderExcluir
  16. Noooossa!! Nunca vi um blog tão especifico assim! Depois que descobri, to lendo todos os posts e não consigo parar! Todo dia entro pra ver se tem algo novo! Muuuito bom mesmo! To tentando seguir esse cronograma e tem dado certo.Os produtinhos to comprando aos poucos né! Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ôôô que elogio bom!
      Obrigada, Dayana! Seja bem-vinda!
      Beijo grande!

      Excluir
  17. Olá boa tarde !!!!
    Primeira vez que entrei nesse blog, eu acho que ja me apaixonei !!! rsrs
    Bom pelo visto vc da muitas dicas, achei muito interessante. Bom vou ler mais e depois eu volto pra comentar. bjs Simone R

    ResponderExcluir
  18. Oie! Adorei seus posts! Acompanhando desde já! Bjão
    http://clubedocabeloecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi Claudia! Adorei sua tabela, coloquei no blog!

    Beijos
    Lucy

    ResponderExcluir
  20. amei todas as informaçoes.bjs e obrigada

    ResponderExcluir
  21. Meninas, preciso de um mega help.... Meu cabelo é crespo, fino, de raiz oleosa e comprimento ressacado, poroso e bemm volumoso... Trato ele hoje com guanidina pq não sei como tratá-lo na sua estrutura normal( na frente o fio são como molinhas pequenas, mas não formam cachos e o restante é ondulado, acho que sou do tipo 4b). Mas o fato é: estou cansada de alisar o cabelo. Estou lendo bastante e já montei meu cronograma de Hidratação + Nutrição + Reconstrução para o resto da vida.

    Estou há 2 meses sem alisar e queria alguma dica de como controlar o volume e definir os cachos da frente para poder ter a tranquilidade de usar meu cabelo naturalmente (pq acho o cabelo cacheado um charme!!!heheh). Meu cabelo tem um bom crescimento, mais ou menos 1 dedo por mês.

    Tô investido nas linhas de tratamento da Acquaflora (comecei com essa linha na semana passada)... Vinha hidratando, mas estava faltando a nutrição para meu cabelo ganhar emoliencia...

    Ai minha dúvida é: como faço para manter minha cabeleira saudável e bonita? E é possível ter um cabelo arrumado sem alisamento?

    um cheiro,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, flor.
      Olha, estou aí (e várias outras crespinhas) para provar que sobrevivemos sem alisamento siiiiiim! :o)
      É ter paciência porque essa fase de transição é uma prova de fogo.
      Tem que persistir!!! :o))
      No blog tem várias dicas. Veja os comentários também. As meninas dão altas dicas.
      Busca aqui para nutrir a manteiga vegetal. É show!
      Bjs!

      Excluir
  22. Olá crespa estou tentando tirar adefinitiva do meu cabelo, tenho pouco cabelo e um cacheado domado diga-se de passagem, gostaria de saber se radicalizo cortando curto e deixando os 4 dedos que já cresceram ou aguentooooooo mais um tempo, pois oque já tem a química não enrrola por nada nesse mundo, gostaria de saber sobre os produtos DEVA se são milagrosos mesmo?

    Obrigada
    Fernanda/Cuiabá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernanda.
      Falam muito bem do DEVA mas nunca experimentei.
      Já falei aqui para outra crespinha que me perguntou se ela deveria ou não cortar. Difícil demais eu dar um conselho desses. Só você, flor pra saber se aguenta ficar com cabelo mais curto, se isso vai abalar sua auto estima. Uma das resistentes cortou e está amando. Mas não posso garantir isso. Ela decidiu depois de meses aqui papeando comigo.
      Circule aqui pelo blog e veja os comentários para se animar a dar um passo desses ou não. Muitas meninas tem as mesmas dúvidas. :o)
      Bjs!

      Excluir
  23. a mascara vetabelle efeito com oleo de argan é reconstruçao ou nutriçao?

    ResponderExcluir
  24. Olá crespa!
    Cá estava eu 'fuçando' na net e encontrei seu blog. Já vi que este servirá bastante pra me ajudar pela fase que estou passando (transição) e futuramente, quando fizer o big shop também ;) hihi.
    Bom, amei o cronograma que você postou e já vou começar a colocá-lo em prática. Acho que quando se está passando pela fase da transição, aparecem diversas dúvidas, não é mesmo? Mas acho que com o tempo, aos poucos, vou obtendo as respostas.
    Tenho uma dúvida quando à umectação. Seguindo esse cronograma que você postou, é necessário fazê-la? Pelo que andei pesquisando, normalmente as meninas fazem a umectação, deixam agir por mais ou menos 15 minutos, lavam o cabelo com shampoo e depois realizam a hidratação. É isso mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carla! Seja bem vinda! ;o)
      Transição = dúvidas até o último corte dos fios esticados. Uma hora você se acostuma. rs
      Faço a umectação e depois a hidratação sem lavar com shampoo entre uma etapa e outra. Uso o shampoo antes de começar a umectação.
      Cada uma faz de um jeito. Pra mim funcionou assim.
      Bjs!

      Excluir
  25. Oiii. =D Estou em transição. Vc poderia me explicar uma coisa.. Sobre o cronograma, é p fazer em 3 dias seguidos da semana? Tipo faço hidratação num dia, depois jogo creme de hidratação de novo no outro dia, e no outro um creme de nutrição, por exemplo? '.' É que acho tanto creme p dias tão próximos... haaaaja creme! =O E pq os cabeleireiros aconselham a fazer só uma vez por semana? Agradeceria muito se pudesse responderme-me ^.^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida!
      Três dias na semana fica difícil...
      Haja tempo e dinheiro! hehehe...
      Eu faço 1x por semana e dá muito certo.
      Acho que 1x por semana é bom pro cabelo absorver e apresentar resultado. Fazer máscara em dias próximos só satura e não dá resultado.
      Bjs!

      Excluir
    2. Minha dúvida se assemelha a da colega '
      O cronograma diz, 1ª semana|dia 1- hidratação| dia 2 hidratação|Dia 3 nutrição .
      O q me deu a entender foi q seriam 3 dias na semana '
      e que o cronograma, a 1ª tabela, duraria 1 mês'
      Foi assim q entendi,não é isso não é ?

      Excluir
    3. Oi, Larissa!
      Então... essa primeira tabela é a oficial que já vi em vários blogs. Mas eu não consigo fazer. Por isso que a minha tabela é a de baixo. Tem mais a ver com a minha realidade de tempo.
      Dizem que dá certo a tabela oficial. Acho que no primeiro momento, quando o cabelo tá mega detonado, pode dar certo sim. Mas quando ele já num estágio legal, acho que o cabelo acaba saturando fazendo 3x na semana. Mas é achismo, tá? Sem embasamento oficial.
      Assim como várias opiniões minhas são baseadas no que já fiz e testei. Pra mim 1x na semana dá super certo. É só não deixar de fazer mesmo.
      Beijocas!


      Excluir
  26. -HELP-ME minha linda '
    Status .: amando seu blog '
    Mas me ajude! PLEASE'
    Estou na fase de transição,há mais de 1 ano q não uso "IVAS" henhen
    a parte natural ta abaixo do queixo '
    Mas n sei o q fazer p/ deixar ele bonito,de nenhuma maneira fica arrumado '
    #sofrendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, flor.
      Menina... cronograma já!
      Cai nele que você verá os resultados. Com disciplina dá super certo.
      Pra dar um jeito mais jeitoso, invista em cremes para definir. Procura aqui no blog que já publiquei alguns.
      Beijocas!

      Excluir
  27. Olá... me chamo Leilanne e sempre estou visitando o seu blog, aprendendo cada vez mais!Quero começar a fazer o cronograma, mas gostaria de uma ajuda para classificar a máscara da loreal vitamino color. Acabei de compra-la por indicação do meu cabelereiro, mas não sei como devo usa-la!
    Na embalagem tem como igredientes:
    -water
    -hydroxypropyl starch phosphate
    -quaternium-87
    -stearyl alcohol
    -behentrimonium choloride
    -amodimethicone
    -phenoxyethanol
    -fragance
    -candella cera
    -methylparaben
    -trideceth-5
    -2-oleamido-1,3-octadeca ediol
    -tocopheryl acetate
    -panthenol
    -ethylhexyl methowycinnamate
    -trideceth-10
    -linalool
    -chlorhexidine dihydrochloride
    -magnesium sulfate
    -cl 17200/ red 33
    -cl 19140/ yellow 5.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou perguntar aos universitários. Meu palpite é para hidratação mas não tenho certeza.
      Bjs!

      Excluir
  28. Crespa!
    o creme da Niely Gold, Nutrição absoluta Quinoa-active, creme de hidratação máxima, diz que é rico em aminoácidos, vitaminas e proteínas e sais minerais.
    Afinal, é nutrição ou reconstrução? rsrs
    #confusa

    BEIJÃO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na dúvida sempre vou pela frase de "chamada" rs...
      Eu indicaria para Nutrição.
      Bjs!

      Excluir
    2. aah, então vai ser Nutrição! rsrs

      Excluir
  29. Status: simplesmente amando esse blog!!!
    Crespa, A D O R E I!! Vc escreve de uma forma que uma coisa que era p/ chora, faz a gente ri!!! =)

    Então, estou passando por uma fase super chata, tinha os cabelos cacheados simplesmente lindos (hoje sei disso), aquele que a raiz é lisa, os cachos são um pouco maiores que o seu, tipo acho que o meu é o 3a/3b (já li teu post, viu! ;).
    Mas, como sou hiper teimosa resolvi faze uma progressiva, pq morava em SC e no frio vivia doente por causa de sai com cabelo molhado, bom depois que fiz mudei p/ Maranhão, temperatura totalmente diferente, vivo com o cabelo preso, então qdo ele enrola eu prendo e vira aquela coisa. Ok vamos alisar, fiz uma DEFINITIVA - tenho vontade quando penso - faz um ano mais ou menos. Bom odiei, pq não fica liso, fica uma palha! Então to deixando enrola, como já disse so impaciente, coloquei mega hair em out/12, não aguentei é muito ruim usa, tirei e agora a uma semana cortei meu cabelo um pouco p/ baixo da nuca!! =/ Ainda não aprendi como deixa ele legal, estou em fase de adaptação, até pq meu marido não gosta de cabelo curto!

    Bom, resumindo... vou começa faze o cronograma, como ESTOU desocupada no momento poderia fazer o oficial, mas haja dinheiro né! então vo faze tipo o seu... A minha dúvida é a seguinte, na etapa da Hidratação e Reconstrução vc coloco o que devemos procurar no rótulo. Porém na di Nutrição não tem...por dedução, imagino que nessa sejam os óleos e manteigas, certo?!
    Ah ontem fiz uma hidratação ou pelo que entendi uma Nutrição com um creme da Natuhair de manteiga de karité, posso ainda essa semana começa o cronograma fazendo a hidratação e dai por diante?


    Bjk!! (Desculpa escreve uma bíblia, mas é que estou louuuca pra te meus maravilhosos cachos de volta!!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, moça! Cadê seu nominho? rs
      Tem um post só sobre Nutrição que você pode tirar as dúvidas dos componentes.
      Veja esse link aqui. O "mapa da mina": http://www.eusoucrespa.com.br/2013/03/mapa-da-mina-da-crespa-por-onde-comecar.html

      Você começou pela Nutrição. Pode se jogar na hidratação e depois ir seguindo.

      Vai dar certo. Você vai ver só. ;o)
      Nesse link tem tudo que acho importante para essa fase. Acho que vai te ajudar.
      Bjs!

      Excluir
  30. Muito Legal essa Tabela com os Preços dos Produtos,idéia ótima.Parabéns.

    ResponderExcluir
  31. Pois é né, sem nome fica dificil...

    Então, já li quase todos seus posts, é que não tive tempo de responde antes! =/
    Tirei várias dúvidas já, sobre todas as etapas... Mas, tem uma coisinha ainda, os rótulos dos produtos nem sempre estão em português né, e outra coisa por ex. o creme da Natuhair que utilizei é de "Manteiga de Karité e Queratina". E ai, p/ qual etapa eu utilizo?

    Bjk!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline! :o)
      Quando a dúvida pairar, vá no que o rótulo está dizendo. Às vezes a gente passa batida por essa informação, mas que ajuda. Se está falando que é para nutrir, vai nessa etapa.
      Bjs!

      Excluir
  32. desculpa, mas não entendo! esse cronograma não entra na minha cabeça...parece difícil d+!!
    Acsa Jeane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jeane.
      Não tem mistério... você tem que separar os produtos por Hidratação, Nutrição e Reconstrução e seguir a tabela. Procure no blog porque tem a descrição de como você identifica cada um.
      Bjs!

      Excluir
  33. oi crespa! o tutano entra na etapa da hidratação ou nutrição? comprei o da tuti que tem colageno tbm, vi inicialmente que pode ser usado na hidratação, mas pesquisando vi que tutano entra na nutrição, o que me diz? bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Evelyn! O Tutano entra na fase de nutrição porque ele contém gordura, tipo manteiga. É para repôr a oleosidade e umidade do cabelo.
      Bjs!

      Excluir
  34. Oi Claudia, adorei o seu blog, estou tentando tirar a quimica do meu cabelo e vou seguir suas dicas para ver se domo meu cabelo rs.
    Ah tem como vc me dar umas dicas de creme sem enxague????
    Obrigada
    Bjosss
    Alcione

    ResponderExcluir
  35. Olá, muito legal o Blog, poderia me informar se tem uma lista de produtos de nutrição, pois sempre fico na dúvida! Abs

    ResponderExcluir
  36. Claudia, no seu cronograma você coloca uma hidratação depois da nutrição e reconstrução... como faz isso? rs
    faz na sequência? faz no dia seguinte?
    bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. to no aguardo pela resposta, ta? rs

      Excluir
    2. Oi, querida! Tá no quadrinho. Se faz a reconstrução e uma semana, faz a hidratação na seguinte. Bjs!

      Excluir
  37. agora entendi, rsrs
    bjo!

    ResponderExcluir
  38. Oi, conheci seu blog hoje e virei fã! :-)
    Estou fazendo o cronograma mas acho que fiz tudo errado. Estou na terceira semana.
    A primeira semana fiz o seguinte: lavei com Shampoo Alta moda é... Cachos perfeitos, nele diz que tem oleo de jojoba e colágeno, mas achei q shampoo é tudo a mesma coisa... :-P , hidratei com Hidratação Tradicional Beleza Natural, condicionei com o condicionador da mesma linha do shampoo. Segundo dia usei uma hidratação de três minutos e usei o mesmo shampoo e condicionador. Terceiro dia fiz umectação com azeite de oliva extra virgem e mascara de tratamento Novex azeite de oliva, rs.
    Segunda semana fiz a hidratação com maizena, segundo dia usei o creme Tradicional do Beleza Natural, terceiro dia fiz nutrição com oleo de ricino, azeite e maionese, rsrsrs. Usando o mesmo shampoo e condicionador. E hoje fiz hidratação com o creme do Beleza Natural...
    Tuuuuuudo errado. Pode dar bonca....kkkkkk. enfim, posso fazer o Cronograma Capilar quantas vezes na vida? Pra poder corrigir a burrice??? Posso encerrar esse agora e fingir que nada aconteceu? Me ajude por favor, antes de fazer a reconstrução e o resultado ser pior.
    Obrigada e bjo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida!
      Menina, não é por dia não... é por semana. rs. Tem que determinar um dia para fazer por semana. Por exemplo, faço todos os sábados. O cabelo não tem nem tempo de assimilar o tratamento se você fizer em um dia após o outro.
      Você fazendo por semana, cada etapa, vai dar certo.
      Depois me conta! ;o)
      Bjs!

      Excluir
  39. Oii, :)
    Você deu varios tipos de cremes pra hidratação né.. Esse mesmo servem pra reconstrução também?
    Obgg, beijinhos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida!
      Tem outro post só com produtos de reconstrução e outro com produtos de nutrição.
      Bjs!

      Excluir
  40. Oiii :)

    Primeiramente quero lhe parabenizar por este blog.... adorei

    Estou querendo comprar alguns cremes de hidratação, nutrição e reconstrução.
    Gostaria de saber sobre Inoar Mask Profissional - Máscara de Tratamento ...

    o que vocês me dizem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida do Mural! =D
      Desculpe não ter respondido antes.
      Aprovei o comentário e não respondi na época.
      Nunca usei essa máscara, mas pelo que vi é para nutrição.
      Bjs!

      Excluir
  41. Oiiiii parabens pelo blog... estou apaixonada...e ja aprendendo muito... bom desta tabela oficial eu fiquei um pouco na duvida... esses dias 1, 2 e 3 seriam 3 dias em uma semana hidratando e nutrindo o cabelo é isso???? e como poderiam ser divididos esses 3 dias na semana!?!? Meu cabelo esta tão detonado que acho que preciso seguir o cronograma oficial!
    Bjussss aguardo seu retorno!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruna! Seja bem vinda!
      Pela tabela oficial, é isso... 2 dias de hidratação e 1 de nutrição. Por exemplo: hidrata segunda, quarta e nutre na sexta.
      Vai testando que dá certo. ;o)
      Bjs!

      Excluir
  42. Oi Claudia, tenho uma dúvida... quanto a nutrição e depois hidratação e reconstrução e depois hidratação... então eu faço a nutrição normal enxaguo e depois faço a hidratação????(o mesmo vale para a reconstrução)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Andressa!
      Isso mesmo. Acabou a nutrição? Enxáguo e passo o creme de hidratação. Depois enxáguo de novo. E a mesma coisa na reconstrução. Acabou a reconstrução? Enxágua e hidratação.
      Bjs!

      Excluir
  43. Muito legal este blog, mas cuidado com os termos que usa. Nutrição é algo bem mais compexo para denominar uma hidratação com adicionais. Nutrição é nutrir o organismo, proporcionar nutrientes, e isso so acontece com a ingestao deles. Pode ser uma hidratação enriquecida de vitaminas mas o termo nutrição so caberia se houvesse a ingestão de algum nutriente e pra afirmar isso precisa de uma base científica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elaine. Obrigada pela dica. Como sempre falo aqui no blog não sou profissional da área capilar e tudo que falo é baseado no que já existe por aí. Pode procurar que qualquer blog que fale do cronograma, fala do HRN - Hidratação, reconstrução e nutrição. Sabe-se lá quem começou isso, mas entendo muito mais como um termo onde a diferenciação se dá pelas substâncias usadas do que um termo alimentar. Enfim... vamos aprendendo.
      Bjs!

      Excluir
  44. Olá Meninas :(
    Estou com um pequeno problema, tenho um creme da linha Forma da Acquaflora que fala apenas que é um concentrado de fosfolipídeos, se encaixa em alguma categoria?? Eu estava pensando em usar com uma misturinha de bepantol e mel no 1º passo como Hidratação, alguma sugestão??

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  45. Na etapa da nutrição serve se eu usar a MÁSCARA DE HIDRATAÇÃO CABELOS QUEBRADIÇOS COM CUPUAÇU + MANTEIGA DE KARITÉ HASKELL 500G, pois não encontrei na minha cidade a manteiga. Moro numa cidade muito pequena,

    ResponderExcluir
  46. Oi, tdo bem?
    Gostando muito das suas dicas,muito obrigada!!!
    Estou seguindo arisca esse cronograma e aprendendo muito sobre os produtos que uso no meu cabelo,descobri que nas lojas de cosméticos tem muito vendedor despreparado dai da importância de você conhecer o que cada produto faz no seu cabelo..obrigada pelos esclarecimentos.
    Meus cachos estão cada dia mais lindos,estou amando cuidar deles.
    Bjus

    ResponderExcluir
  47. 14230 Wunderlich Dr Apt 188, Houton, Tx 77069-3457


    Maravilhoso!! Estou à semanas a procura de "que passos seguir para usar cabelos natural" e encontrei aqui!!! É tão bom que não podia deixar de comentar, agradecê-la pela explicação fantástica e cheia de alegria!! Decidi deixar os químicos que uso há anos, mas ainda não usei nada ainda porq não sei como começar e q produtos usar para , só já deixei de usar químicos há quase três meses (que é muitooo se tivesse o pensamento de antes). Mas com esse post e o resto vai ajudar-me muitoooo! Sou de Angola e vivo nós E.U.A, adorei mesmo!! Bjocas!

    ResponderExcluir
  48. Oi linda
    Eu a Vau e sou de Angola.
    Querida sou tua fã...
    Seguinte eu tenho o tipo de cabelo 4a/4b e estou em transicao e estou desesperada pra voltar a usar quimica no meu cabelo é q ñ sei o q fazer como fazer no cabelo porque ele tem partido mto durante essa transicao por favor me ajuda me diz o q fazer e como fazer? Socorro é q ja ñ consigo olhar pra os meus/as colegas de trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida! Primeiro respira...rs. Essa fase é bem chata, mas passa. Tem que reforçar os cuidados pro cabelo começar a tomar uma forma, ficar saudável. Dá uma chegada nesse link que tem várias dicas de como começar: http://www.eusoucrespa.com.br/p/por-onde-comecar.html
      E nada de vergonha! Existem lenços, tiaras, adereços para nos ajudar a passar dessa fase, viu? Use sua criatividade! Força e vamos em frente! ;o)
      Bjs!

      Excluir
  49. Boa noite deixe te perguntar o tressemmé hidratação profunda tem queratina ela e de hidratação ou reconstrução a outra também a palmolive hidratação e maciez prolongada ela tem proteina do leite ela e hidratante ou reconstrutiva..abraço a amei seu blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tiago! Seja bem vindo! ;)
      Geralmente esses produtos mais populares não possuem uma formulação com esses componentes bem fraquinhos, de modo que não fazem muita diferença. E aí a maioria acaba servindo como máscara de hidratação.
      Bjs!

      Excluir
  50. Perfect seu Help, vc arrasou viu ??? Só me tire uma dúvida : No cronograma, nos dias de cada etapa tem que lavar o cabelo neh ??? Tipo, no primeiro dia da hidratação, lava e hidrata, no segundo dia, lava e hidrata ou apenas hidrata, sem precisar lavar ???

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!
Em breve seu comentário será publicado.