10 dicas de sobrevivĂȘncia para cabelos crespos/cacheados no inverno

Uma vez fui para Buenos Aires, um frio do cĂŁo e em nenhum dos dias tive coragem de lavar o cabelo. Na Ă©poca nĂŁo existia blog, nĂŁo usava difusor e foi como? Sete dias sĂł no truque. Um horror bem horroroso porque o cabelo ficou preso de vĂĄrias formas. Embolou horrores, ficou imundo (tenho pavor) e na volta foi aquela maratona para voltar a vida. 

Anos depois... 

Nada como entender um pouco do riscado para ver como funciona, nĂŁo Ă©? 
Ter um incentivo como a FefĂȘ Evangelista que mora no paĂ­s que vĂĄrios dias fica com a temperatura em graus negativos e ela lĂĄ toda montada no cacheado, Ă© tudo! 
Depois da terra dos hermanos jĂĄ fui para locais bem frios e o cabelinho ficou xuxu! 
MĂĄr como, menina?

Eu explico!

Aproveitando a Ă©poca mais fria, onde a umidade do ar cai e o ressecamento tem mais tendĂȘncia a aparecer, aĂ­ vĂŁo algumas dicas.

1. Cabelo Hidratado - Importante estar em dia com as hidrataçÔes de sempre, aquela bĂĄsica 1x por semana, como exemplificado no cronograma. TĂĄ, Ă© difĂ­cil porque ficar com o cabelo Ășmido, cheio de creme nĂŁo Ă© animador, mas pra tudo tem um jeito. Confesso que o tanque Ă© o meu melhor aliado nessa Ă©poca. Geralmente lavo o cabelo com shampoo no banho, me agasalho toda, faço a hidratação e enxĂĄguo o cabelo no tanque. Somente a cabeça sofre com o frio. =D

2. Utilizar shampoos e condicionadores hidratantes - Quanto mais reposição de ĂĄgua, nutrientes, melhor. Uso sempre shampoo perolado com agentes hidratantes ou condicionantes. Os shampoos transparentes tenho a impressĂŁo de que sĂŁo mais para limpeza do que hidratação. Ainda vou perguntar as minhas mestras se isso confere. Pode ser sĂł cisma, mas sempre acho o efeito diferente.

3. Borrifador - Amigo nĂșmero 1 nesses dias quando o cabelo estĂĄ limpo ou com atĂ© dois dias ver ĂĄgua. É o companheiro que ajuda a dar uma umidade no cabelo sem encharcar e vocĂȘ pode usar aquele finalizador MARA para dar um up. Aqui tem um link, um post antigo, como uso o do borrifador nesses casos. 
DĂĄ uma olhada em Ressuscitando os cachos

#ressuscitasenhor

4. Difusor - No exemplo do item 3 dou uma acelerada no processo de secagem com o difusor, temperatura baixa. SĂł para ajudar a ir mais rĂĄpido. Aqui tem um exemplo de como uso o difusor. 

5. NĂŁo abusar do calor - Isso vale tanto para lavar o cabelo com ĂĄgua muito quente, como para o uso de difusor / secador. Temperaturas altas acabam com o cabelo com uso contĂ­nuo. 

6. Usar um finalizador termo ativador - AlĂ©m de proteger contra o calor do secador, ativa substĂąncias para deixar o cabelo bonito. Nem sabia, mas CĂ­ntia falou que o Curlesque Ă© esse tipo de produto. Tem muitos outros por aĂ­. NĂŁo conheço bem, confesso. Quem tiver dicas, multiplica nos comentĂĄrios, por favor. ;o)

7. Utilizar sempre um finalizador para definir - Para quem Ă© novo por aqui, uso sempre para classificar os finalizadores como para definir e hidratar. Tem a explicação aqui. Nos dias mais frios carrego mais nos finalizadores de definição. Como Ă© uma Ă©poca em que o frizz fica mais presente, os produtos para definir seguram bem mais. AlĂ©m dos cremes, os mousses e gĂ©is sem ĂĄlcool sĂŁo Ăłtimos tambĂ©m. 

Finalizador para definir + difusor

8. Utilizar Ăłleos no dia a dia - No link com o exemplo de como uso o borrifador tem as dicas de como usar o Ăłleo. É um super aliado aos dias frios porque ele dĂĄ aquela segurada nas vitaminas tĂŁo importantes aos fios. A umidade nessa Ă©poca vai embora muito fĂĄcil, o ressecamento vem com tudo e o cabelo parece que incha de tanto ressecamento. Hidratar e nutrir sĂŁo fases indispensĂĄveis. Pode usar umas gotinhas de Ăłleo antes do finalizador para dar aquele up tambĂ©m. Uso como aliado na natação para nĂŁo ressecar com o cloro e explico como faço nesse link.

9. Evitar prender - Muitas vezes o frizz fica incontrolåvel e não tem jeito. O elåstico se torna o salvador da påtria. Mas evitar pender é importante para não quebrar os fios. Voltei de Buenos com o cabelo bem quebrado porque não adiantar prender, né? Tem que ficar com olhinhos de japonesa. Aí que o cabelo sofre... E quebra é aquilo. Só tem jeito o cabelo crescendo de novo.

10. Lavar o cabelo 2 vezes na semana para evitar a caspa - Essa Ă© uma dica que as friorentas nĂŁo vĂŁo gostar, mas que acho necessĂĄrio pontuar. Importante nĂŁo deixar de lavar a cabeleira, pelo menos 2x na semana para evitar problemas no couro cabelo como a caspa. Por nĂŁo suarmos tanto nessa Ă©poca, lavar 3x pode ser exagero, mas 2x acho fundamental. NĂłs cacheadas / crespas usamos finalizadores e nesses dias, mesmo que seja para dar um up, usamos mais produtos. Imaginem: uma camada de finalizador em um dia, dia seguinte mais um pouquinho, no outro dia mais um pouquinho. Chega um hora que o cabelo / couro sĂł acumulam e nĂŁo tĂȘm um descanso, nĂŁo respiram. Essas vĂĄrias camadas acabam aumentando a oleosidade do couro e consequentemente pode surgir a caspa.

É isso queridos! Diquinhas básicas para aturar o frio com glamour.

Quem tiver mais alguma dica, participe nos comentĂĄrios. ;o)

Bjs!



Compartilhe:

Sobre a Crespa

Claudia Montelage Ă© cantora, botafoguense, libriana, sĂłcia da Dois Versos e desde de 2012 pilota o blog "Eu Sou Crespa". Resenhas, tendĂȘncias, transição, indicação de salĂ”es e profissionais, exemplos reais, aceitação e valorização do cabelo natural fazem parte dos temas abordados nesse espaço dedicado aos cabelos crespos e cacheados.!

3 comentĂĄrios:

  1. Dicas otimas ! SĂł tenho a dizer que no meu caso eu inverto a ordem na hora de lavar. Eu lavo o cabelo fora do banho, hidrato e depois vou pro banho enxaguar tudo, pelo menos me da mais coragem enfrentar o frio assim :)

    ResponderExcluir
  2. Excelentes dicas!
    O difusor salva nesses dias mais frios, eu até gosto pois meu cabelo fica bem mais definidinho se seco com o auxilio do dele

    Bjkas

    Jackie Make Up & Beauty

    ResponderExcluir
  3. Oi ClĂĄudia!Sempre que surge a oportunidade acesso ao blog.Gosto bastante das
    dicas.
    Beijos!
    Leitora.

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!
Em breve seu comentĂĄrio serĂĄ publicado.