Exemplos da Vida Real - Fernanda Evangelista


Taí uma coluna do blog que estava com saudade de fazer. O Exemplos da Vida Real já contou a rotina de amigas queridas que toparam dividir com a gente como elas cuidam dos seus cachos.

Recordando... Comecei a ideia por aqui
Depois as amigas que partilharam suas rotina foram:


Todas gente como a gente, queridas, a quem agradeço muito a participação.

E hoje vamos retomar essa ideia com uma outra querida que conheci na época do colégio. Tipo, alguns (muitos) anos atrás #abafa. Depois a vida deu aquela separada, quando os caminhos das pessoas tomam um rumo bem diferente, e retomamos o nosso contato de uns tempos pra cá. A Fê casou, se mudou para Chicago e a gente se vê uma vez por ano, sempre quando ela chega por aqui.

Desde que falei pra ela do blog, ela participa ativamente e me manda trocentas dicas sensacionais. 
Como na maior parte do tempo não consigo absorver tudo, convidei a Fê para participar do blog, com um espaço só pra ela. Logo, logo ela vai estrear por aqui.

Acho que será muito legal ver alguém que mora lá fora, que tem acesso beeeem mais fácil a produtos incríveis e dar muitas dicas pra gente. Além de tudo, a Fê é super orgulhosa dos seus cachos. Não se rendeu a chapinha mesmo morando em um país que quando é frio, é frio de verdade. Nem se compara aquela reclamada básica que a gente faz ao chegar aos 15º aqui no RJ.

Com vocês, uma das poucas cacheadas de Chicago, que arrraaaaaaaaaaaaaaaaaaaasa! 
A lindona 3B...





Fernanda Evangelista

Eu Sou Crespa Qual a sua rotina capilar? [Frequência que usa shampoo e condicionador, se molha todos os dias, uso de finalizadores]
Fernanda No verão, primavera e outono, lavo 2 vezes por semana.
Lavar bem lavado: 3 shampoos, 2x condicionador, máscara de 3 min, desembaraçar com pente de dente largo, enxaguar.  
Seco levemente, serum, leave-in. Espalho bem, por todo o cabelo, usando as mãos até dar o jeito que eu quero. Seco com o secador sem difusor (!!!), ao vento. Começo de cabeça pra baixo, nuca primeiro, depois um lado, depois o outro, e a frente por último porque já vai estar quase seca e não vai precisar de tanto ar quente.

Borrifo um pouco de leave-in pra acalmar o frizz e prendo a frente com piranhas, pra levantar a raiz (tipo yorkshire). Isso dá tempo pra raiz terminar de secar, o cabelo esfriar enquanto faço a maquiagem, visto roupa e sapato ...

No inverno, 1 a 2 vezes por semana.
Moro em Chicago e sair de cabelo molhado ou úmido não é opção, quando a temperatura lá fora é de -20 graus Celsius.
Lavar bem lavado: 4 shampoos, 2x condicionador, mascara de 3 min, desembaraçar com pente de dente largo, enxaguar.

Seco, coloco serum e leave-in. Espalho bem, por todo o cabelo, usando as mãos até dar o jeito que eu quero. Seco com o secador sem difusor ... toda rotina acima.
Eu NÃO molho os cabelos todos os dias !!!

Dica da Fernanda: Quando lavo, durmo com o cabelo pra cima, sem prender, pra não marcar . Quando acordo, o frizz fica na nuca, ele ganha um pouco de volume e os cachos não ficam amassados. Geralmente dura uns 3 dias (fotos abaixo).




Como dorme / como acorda

Eu Sou Crespa Usa algum tipo de máscara de tratamento? De quanto em quanto tempo?

Fernanda Sou meio preguiçosa, admito. Uso quando dá na telha. Então, vou logo nas mais poderosas, pra cabelos secos e danificados, que prometem levantar defunto. 

Eu Sou Crespa Quais são as marcas mais incríveis para você de:
Shampoo e Condicionador - Adoro a John Frieda, Joico, Redken, mas também gosto muito da Dove Tratamento Intensivo.
No momento, estou usando a EverCurl da L'oreal e gostei bastante dos finalizadores, mas o condicionador não facilita muito no desembaraçar.
Máscara de tratamento - As duas últimas foram a Neutrogena Triple Moisture Deep Recovery Hair Mask e Shea Moisture Raw Shea Butter Deep Treatment Masque for Dry, Damaged Hair.
Finalizador - Não vivo sem os Serums da Fantasia !!! Uso sem pena.
Agora, estou usando o Heat Protector Straightening. É pra que faz escova e usa chapinha, mas como eu seco meu cabelo com secador quente, protejo meu cabelo do mesmo jeito. 
O leave-in, estou usando o Ever Curl, mas também uso o One 'n Only Brazilian Tech Keratin. O mais engraçado é que descobri por acaso, numa loja de cabeleireiros. Comprei por causa do nome e não dava nada por ele. Grata surpresa.

Não uso a mesma linha sempre. Compro uma linha, uso até acabar e compro outra. Meus cabelo vai se acostumando e vai perdendo o efeito. Não gosta de "comer" a mesma comida sempre. Hehehe !
E o meu critério de seleção é o cheiro. Se eu não gostar do cheiro, nem compro.



Produtinhos que a Fê usa. Da esquerda para direita: 
- EverCurl da L'oreal 
- Serum Heat Protector Straightening da Fantasia
- One 'n Only Brazilian Tech Keratin






Produtinhos que a Fê usa. Da esquerda para direita:
- Neutrogena Triple Moisture Deep Recovery Hair Mask 
- Shea Moisture Raw Shea Butter Deep Treatment Masque for Dry, Damaged Hair.


Eu Sou Crespa Em dia de revolta capilar, qual a sua solução?
Fernanda Dependendo do grau de revolta, faço um penteado diferente, preso nas laterais com grampos ou aquelas piranhas pequenas (foto abaixo), OU um belo rabo de cavalo, OU um coque bafônico, daqueles grandes e ainda uso a velha redinha da vovó pra conseguir a forma redonda desejada.
Mas sem esticar muito a raiz, só dou uma controlada no frizz.
Se for um daqueles dias "frizznéticos", apelo pro gel.




Eu Sou Crespa O que é para você ser crespa?
Fernanda Em terra de cabelo liso, quem tem cacho é rei !
Desde que me mudei pra Chicago, e conheci a brasileirada daqui, vi um ponto em comum: TODAS LISAS. Naturais ou não, todas lisas.
E eu, "A última dos moicanos" que sou (nunca fiz progressiva), decidi abraçar meu estilo exótico de vez, amar ainda mais meus cachos e me destacar ao primeiro olhar por ser diferente.
E vou te falar que não tem uma semana que eu não receba um elogio pelos meus cachos. E eles vem de onde menos espero, de pessoas totalmente desconhecidas, no metrô, no ônibus, no mercado, em lojas, na rua, perguntam o que eu faço, o que eu uso ... até foto já pediram pra tirar. ADOOOOGO !!!
Quer coisa melhor pra auto-estima ?!?!?!
Ser crespa pra mim é fazer diferença na multidão.

Toooda trabalhada em terras gringas! :o)


É nóixxxx! :o)

Ela seeeeeeeeeempre trabalhada no glamour! Fê é linda e classuda.
Compara com a cara proletária fim de noite ao lado? kkkkkkk... #abafa Silviommmmmmmmmmmmm!!!

Obrigada, lindona!!! 

Beijos!



Compartilhe:

Sobre a Crespa

Claudia Montelage é cantora, botafoguense, libriana, sócia da Dois Versos e desde de 2012 pilota o blog "Eu Sou Crespa". Resenhas, tendências, transição, indicação de salões e profissionais, exemplos reais, aceitação e valorização do cabelo natural fazem parte dos temas abordados nesse espaço dedicado aos cabelos crespos e cacheados.!