7 Dúvidas Sobre o Corte

Falar sobre corte sempre causa um rebuliço, um mar de questionamentos, crespinhas em polvorosa! Os comentários bombam e e-mail idem.

Corto? Não corto? E se cortar demais? Como cortar? Melhor corte? O que fazer pra crescer?? E se ficar ruim? Bom? Marromenos? 

Resolvi fazer um post acalma coração crespo! 

Vamos por partes! Vou escrever aqui o que acho do assunto, de muitas dúvidas que já tive a alguns profissionais, pesquisas que me ajudaram a entender desse paranauê. Assim dá para ajudar a decidir quando cortar, com quem, de que forma. 

Já viram meus outros posts sobre corte? 
Vamos ao momento #TENSO.

- Cronologia química (devagar pra não assustar) - clique aqui.
- Identificando o momento de cortar - clique aqui.
- Depois do corte - clique aqui.
- Identificando de novo o momento do corte e depois do corte - clique aqui.

Fazendo uma breve passada por essas fases podemos ver que a qualidade do cabelo muda mesmo com os tratamentos. Tem muitos fatores que influenciam na saúde dos fios como água quente, poluição, ar condicionado, alimentação, sol, ficar preso, tinturas, vento e por aí vai...

[clique nas fotos para aumentá-las]
Antes e depois do corte.
Antes e depois do corte em outro momento.

A diferença é nítida. Sei que muitas relutam, mas acho que cortar é fundamental, pelo menos de 4 em 4 meses.


Vamos as dúvidas que surgiram aqui no blog e minha avalanche de pitacos. Reuni em 7 tópicos. Bora! ;o)


1. QUAL É O MELHOR CORTE?

Isso depende do formato do seu rosto, se você quer ele mais longo ou curto, com volume ou sem. No geral o nosso cabelo é bem democrático e vai bem com qualquer formato de rosto, seja ele quadrado, oval, retangular, redondo... 
No final do post vou publicar várias fotinhas de cortes que caem super bem. 
Proibido (que eu acho) são os cortes retos, estilo chanel. Pode ser na altura do chanel sim, mas repicado, em camadas, desestruturado. Reto no cacheado chanel fica igual a abajur., não ajudando a dar volume na raiz. Mas... se curtir a vibe, se joga.
Longo e reto, no cacheado, também acho caído. Fica um armado que não ajuda a cachear. 

2. QUERO CORTAR MAS NÃO QUERO VOLUME. O QUE FAZER?
Caiu um lenço aqui... minha opinião, que compartilho no sapatinho: Pra mim cabelo cacheado sem volume é desperdício.
Respeito opinião de todos, viu? Mas posso falar a minha? Acho que cabelo cacheado tem que assumir, pelo menos, um pouco do volume. Não precisa ser um black, se não quiser. Falo de um volume natural que vale a pena ser testado. Tem meninas com cachos maravilhosos que danam de grudar os fios na cabeça, esticando na raiz, não deixando o coitado se libertar. Vale testar, gente. Orna muito melhor com o rosto. Um volume controlado você pode conseguir com um bom corte e uso de bons produtos para finalizar. Vai por mim. ;o)
Lembram dos posts sobre levantar a raíz? Vem comigo: Post 1, Post 2 e Post 3. E se depois de testar, não curtir, ok... ok... eu aceito. #contrariada

3. COM QUEM CORTAR?
Pra começar é proibido cortar em salão que:

- Você nem abre a boca e o profissional já sugere tacar química para melhorar o "estado" do seu cabelo - leia-se, alisar, relaxar, qualquer ar... (não, não entendem de cabelo cacheado. Pode fugir.). Uma coisa é recomendar um tratamento para hidratar (que acho super válido), deixar os cachos mais bonitos. Outro é mudar a estrutura do seu fio através de processos químicos. A não ser que você queira, claro;
- De cara falam que você tem muito cabelo (ou seja, não vão saber lidar e vão querer domar de qualquer jeito);
- Sugerem um corte reto;
- Não sugerem nada;
- Nem analisam o seu cabelo e já te colocam pra lavar;
- Você entrou lá pela primeira vez sem recomendação.

Entenda que o corte pode  ser uma benção ou um horror dependendo do profissional. Eu cheguei na Mônica por indicação de uma amiga. Vi o resultado no cabelo dela. No meu caso foi a melhor vitrine. Acho que para escolher um profissional tem que ou ter indicação ou você ver o resultado.
Não tem ninguém para perguntar? Observe na rua. Veja um cacheado que tenha a ver com o seu tipo e pergunte. Tenho certeza que uma cacheada adorará ser abordada para falar do seu cabelo.

4. TEM QUE CORTAR COM O CABELO MOLHADO OU SECO?
A Mônica sempre cortou meu cabelo seco, naquele fuá que só ela entende. Antes dela nunca havia cortado seco. Foi uma grande novidade pra mim. Mas se a gente observar bem, o nosso cabelo têm muitas variações. Alguns tufos cacheiam mais que outros. Acho que ele seco dá uma ideia melhor de como o corte vai ficar. Mas acho que não é uma regra. Já cortei antes com ele molhado e tive bons resultados também. Depende muito do profissional, de qual técnica ele segue.

5. NÃO CORTO HÁ MESES E NÃO TENHO CORAGEM, O QUE FAÇO?
Eu quis me libertar da química quando vi o cabelo de uma amiga de uma grande amiga. Saca aquele cacheado bonito, volumão, bem tratado, que os olhinhos brilham? Então... foi aí. Precisei cortar para sair da química. E olha que meu cabelo estava grande. Depois disso desencanei. Acho que a gente precisa de uma motivação para cortar. Seja para ajudar a sair da transição ou dar um up nos fios. 

6. CORTEI E NÃO GOSTEI. ESTOU DESESPERADA! ME AJUDEEEE!
Sem depressão, mimimi pra começar. Eu levo 1 semana, e até mais, para achar que o cabelo está bom com o corte. Não adianta sair do salão achando que vai ficar MARAAA, porque não vai. O nosso tipo de cabelo precisa de um tempo para assentar, se entender com o corte. Hora de testar bons produtos porque o cabelo vai absorver melhor. Para vocês terem ideia, alguns produtos que testei antes de cortar estava condenando, quase jogando no limbo. Estou testando depois do corte e a resposta é outra. Tem que dar um tempo. E se depois disso continuar não curtindo, lance mão de acessórios como faixas, grampos pra dar um charme. Lembrando sempre: cabelo cresce.

7. VOCÊ TEM ALGUMA DICA PARA AJUDAR NO CRESCIMENTO?
Não tenho nenhuma receita milagrosa. Sigo tratando sempre, 1x por semana, no mínimo. Com isso ele cresce bem. E o corte nas pontinhas a cada 3 / 4 meses, pra mim, faz diferença.


IDEIAS DE CORTE
Como já disse uma vez, não adianta cortar e depois deprimir. Tem que analisar seu cabelo e ver qual tipo de corte NA REAL que vai cair bem com seu tipo de rosto, seu estilo. Lembram dos Tipos de Cabelo? Não adianta você ser tipo 2A e achar que um corte 3B vai cair como uma luva. Bom senso sempre.
Hoje existem vários programas e aplicativos que você consegue colocar a sua foto e testar cortes. Só procurar. Acaba sendo divertido você analisar o que cai melhor no seu rosto.
E deixo aqui fotos que catei na internet, que achei SENSA, para todos os tipos de cacheadas. Espero que ajude.




Lá no Pinterest tem mais sugestões. Acesse nesse link: https://goo.gl/Kvbhyd 

Mais dúvidas? Só falar comigo nas redes ou aqui embaixo. ;o)

Beijos!


PS: Post original de 05.09.2012 e atualizado em 16.05.2018 

Compartilhe:

Sobre a Crespa

Claudia Montelage é cantora, botafoguense, libriana, sócia da Dois Versos e desde de 2012 pilota o blog "Eu Sou Crespa". Resenhas, tendências, transição, indicação de salões e profissionais, exemplos reais, aceitação e valorização do cabelo natural fazem parte dos temas abordados nesse espaço dedicado aos cabelos crespos e cacheados.!