7 Dúvidas Sobre o Corte

Falar sobre corte sempre causa um rebuliço, um mar de questionamentos, crespinhas em polvorosa! Os comentários bombam e e-mail idem.

Corto? Não corto? E se cortar demais? Como cortar? Melhor corte? O que fazer pra crescer?? E se ficar ruim? Bom? Marromenos? 

Resolvi fazer um post acalma coração crespo! 

Vamos por partes! Vou escrever aqui o que acho do assunto, de muitas dúvidas que já tive a alguns profissionais, pesquisas que me ajudaram a entender desse paranauê. Assim dá para ajudar a decidir quando cortar, com quem, de que forma. 

Já viram meus outros posts sobre corte? 
Vamos ao momento #TENSO.

- Cronologia química (devagar pra não assustar) - clique aqui.
- Identificando o momento de cortar - clique aqui.
- Depois do corte - clique aqui.
- Identificando de novo o momento do corte e depois do corte - clique aqui.

Fazendo uma breve passada por essas fases podemos ver que a qualidade do cabelo muda mesmo com os tratamentos. Tem muitos fatores que influenciam na saúde dos fios como água quente, poluição, ar condicionado, alimentação, sol, ficar preso, tinturas, vento e por aí vai...

[clique nas fotos para aumentá-las]
Antes e depois do corte.
Antes e depois do corte em outro momento.

A diferença é nítida. Sei que muitas relutam, mas acho que cortar é fundamental, pelo menos de 4 em 4 meses.


Vamos as dúvidas que surgiram aqui no blog e minha avalanche de pitacos. Reuni em 7 tópicos. Bora! ;o)


1. QUAL É O MELHOR CORTE?

Isso depende do formato do seu rosto, se você quer ele mais longo ou curto, com volume ou sem. No geral o nosso cabelo é bem democrático e vai bem com qualquer formato de rosto, seja ele quadrado, oval, retangular, redondo... 
No final do post vou publicar várias fotinhas de cortes que caem super bem. 
Proibido (que eu acho) são os cortes retos, estilo chanel. Pode ser na altura do chanel sim, mas repicado, em camadas, desestruturado. Reto no cacheado chanel fica igual a abajur., não ajudando a dar volume na raiz. Mas... se curtir a vibe, se joga.
Longo e reto, no cacheado, também acho caído. Fica um armado que não ajuda a cachear. 

2. QUERO CORTAR MAS NÃO QUERO VOLUME. O QUE FAZER?
Caiu um lenço aqui... minha opinião, que compartilho no sapatinho: Pra mim cabelo cacheado sem volume é desperdício.
Respeito opinião de todos, viu? Mas posso falar a minha? Acho que cabelo cacheado tem que assumir, pelo menos, um pouco do volume. Não precisa ser um black, se não quiser. Falo de um volume natural que vale a pena ser testado. Tem meninas com cachos maravilhosos que danam de grudar os fios na cabeça, esticando na raiz, não deixando o coitado se libertar. Vale testar, gente. Orna muito melhor com o rosto. Um volume controlado você pode conseguir com um bom corte e uso de bons produtos para finalizar. Vai por mim. ;o)
Lembram dos posts sobre levantar a raíz? Vem comigo: Post 1, Post 2 e Post 3. E se depois de testar, não curtir, ok... ok... eu aceito. #contrariada

3. COM QUEM CORTAR?
Pra começar é proibido cortar em salão que:

- Você nem abre a boca e o profissional já sugere tacar química para melhorar o "estado" do seu cabelo - leia-se, alisar, relaxar, qualquer ar... (não, não entendem de cabelo cacheado. Pode fugir.). Uma coisa é recomendar um tratamento para hidratar (que acho super válido), deixar os cachos mais bonitos. Outro é mudar a estrutura do seu fio através de processos químicos. A não ser que você queira, claro;
- De cara falam que você tem muito cabelo (ou seja, não vão saber lidar e vão querer domar de qualquer jeito);
- Sugerem um corte reto;
- Não sugerem nada;
- Nem analisam o seu cabelo e já te colocam pra lavar;
- Você entrou lá pela primeira vez sem recomendação.

Entenda que o corte pode  ser uma benção ou um horror dependendo do profissional. Eu cheguei na Mônica por indicação de uma amiga. Vi o resultado no cabelo dela. No meu caso foi a melhor vitrine. Acho que para escolher um profissional tem que ou ter indicação ou você ver o resultado.
Não tem ninguém para perguntar? Observe na rua. Veja um cacheado que tenha a ver com o seu tipo e pergunte. Tenho certeza que uma cacheada adorará ser abordada para falar do seu cabelo.

4. TEM QUE CORTAR COM O CABELO MOLHADO OU SECO?
A Mônica sempre cortou meu cabelo seco, naquele fuá que só ela entende. Antes dela nunca havia cortado seco. Foi uma grande novidade pra mim. Mas se a gente observar bem, o nosso cabelo têm muitas variações. Alguns tufos cacheiam mais que outros. Acho que ele seco dá uma ideia melhor de como o corte vai ficar. Mas acho que não é uma regra. Já cortei antes com ele molhado e tive bons resultados também. Depende muito do profissional, de qual técnica ele segue.

5. NÃO CORTO HÁ MESES E NÃO TENHO CORAGEM, O QUE FAÇO?
Eu quis me libertar da química quando vi o cabelo de uma amiga de uma grande amiga. Saca aquele cacheado bonito, volumão, bem tratado, que os olhinhos brilham? Então... foi aí. Precisei cortar para sair da química. E olha que meu cabelo estava grande. Depois disso desencanei. Acho que a gente precisa de uma motivação para cortar. Seja para ajudar a sair da transição ou dar um up nos fios. 

6. CORTEI E NÃO GOSTEI. ESTOU DESESPERADA! ME AJUDEEEE!
Sem depressão, mimimi pra começar. Eu levo 1 semana, e até mais, para achar que o cabelo está bom com o corte. Não adianta sair do salão achando que vai ficar MARAAA, porque não vai. O nosso tipo de cabelo precisa de um tempo para assentar, se entender com o corte. Hora de testar bons produtos porque o cabelo vai absorver melhor. Para vocês terem ideia, alguns produtos que testei antes de cortar estava condenando, quase jogando no limbo. Estou testando depois do corte e a resposta é outra. Tem que dar um tempo. E se depois disso continuar não curtindo, lance mão de acessórios como faixas, grampos pra dar um charme. Lembrando sempre: cabelo cresce.

7. VOCÊ TEM ALGUMA DICA PARA AJUDAR NO CRESCIMENTO?
Não tenho nenhuma receita milagrosa. Sigo tratando sempre, 1x por semana, no mínimo. Com isso ele cresce bem. E o corte nas pontinhas a cada 3 / 4 meses, pra mim, faz diferença.


IDEIAS DE CORTE
Como já disse uma vez, não adianta cortar e depois deprimir. Tem que analisar seu cabelo e ver qual tipo de corte NA REAL que vai cair bem com seu tipo de rosto, seu estilo. Lembram dos Tipos de Cabelo? Não adianta você ser tipo 2A e achar que um corte 3B vai cair como uma luva. Bom senso sempre.
Hoje existem vários programas e aplicativos que você consegue colocar a sua foto e testar cortes. Só procurar. Acaba sendo divertido você analisar o que cai melhor no seu rosto.
E deixo aqui fotos que catei na internet, que achei SENSA, para todos os tipos de cacheadas. Espero que ajude.




Lá no Pinterest tem mais sugestões. Acesse nesse link: https://goo.gl/Kvbhyd 

Mais dúvidas? Só falar comigo nas redes ou aqui embaixo. ;o)

Beijos!


PS: Post original de 05.09.2012 e atualizado em 16.05.2018 

Compartilhe:

Sobre a Crespa

Claudia Montelage é cantora, botafoguense, libriana, sócia da Dois Versos e desde de 2012 pilota o blog "Eu Sou Crespa". Resenhas, tendências, transição, indicação de salões e profissionais, exemplos reais, aceitação e valorização do cabelo natural fazem parte dos temas abordados nesse espaço dedicado aos cabelos crespos e cacheados.!

32 comentários:

  1. Adorei esse post, pois tô querendo cortar mas tô com medinho....BJKSSS

    ResponderExcluir
  2. Pode usar creme de tratamento para deixar no cabelo? Poderia nos ajudar com essa informação???
    Bjos ... adoro seus posts.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente sempre ouve que não, né? A Raquel me surpreendeu em usar. Acho que só testando mesmo.
      Obrigada!
      Bjs!

      Excluir
  3. Também tou na dúvida entre cortar ou não. Meu cabelo tá cheio de química, uma merd4, raiz podre, mas o problema é achar alguém confiável para cortar, tsc ¬¬
    Tou pensando em cortar e passar a adotar a rotina no/low poo. Você conhece? Eu tou achando que o shampoo tá deixando meu cabelo cada vez pior (atualmente tá pior que palha seca). Aposto que se ele continuar a ressecar, próximo passo é esfarelar, k. Melhor rir do que chorar, por que né.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahaha...próximo passo é esfarelar!!! Meu Deus!! Calmaaa! Também não é assim!
      Eu conheço o no/low poo sim. Penso em futuramente adotar o low poo pra ver como fica. Acho o no poo muito a frente do meu tempo...rs. A Nara tá me devendo o texto que vou publicar aqui no blog. Ela é expert na técnica.
      Então, vamos com calma. Começa hidratando aos pouquinhos. O começo de tudo é isso. O coitado do cabelo tá sofrendo e precisa de repor tudo que já foi perdido. Hidrata, hidrata e hidrata. Mas tem que ser religiosamente, toda semana ou até 2x na semana. Vai que rola!
      Bjs!

      Excluir
  4. Post mara! Confirmei uma coisa que eu já sabia: ainda não achei o salão ideal pra cortar meu cabelo! kkkkk Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha, gente! Eu morro de rir com vocês!
      Então... tem que ir a caça. Quando você achar, será lindo! Sucesso!
      Bjs!

      Excluir
  5. mermãã, não fala de corte que eu já começo a chorar! hahahahaha
    ontem foi dia da lavada master com nutrição e na hora de finalizar eu percebi que minhas lindezas já estão num comprimento bacana pra cortar. como o ultimo corte foi meio desfiado ele tá viando da altura da orelha pra altura do ombro. o problema é que eu, pessoalmente, não tenho estrutura pra usa-lo nessa altura. já tentei uma vez e me olhava no espelho e nao me via. mas acho que tá na hora d procurar o salão certo. pq encontrei essa semana com minha antiga cabeleireira e como vc disse no post ela ja foi com o papo "sério q tu vai voltar pro cacheado? mas ai a gente faz um permanente, um nao sei q, pra abrir mais o cacho..."... ja fui dando uma desculpa de q estava atrasada e fui saindo... Química nunca mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corraaaaaaaaaaaaaa!! hahahaha...
      Brincadeira. Mas é isso, se você quer conhecer o seu cabelo, tem que dar um tempo pra descobrir. Se jogar química em cima de química, nunca vai saber.
      Se você não curte usar nessa altura, segura mais um pouco então. Porque por mais que você peça para cortar as pontinhas, dependendo do profissional ele vai além. Depende muito de quem corta. Escolha bem.
      Beijocas!

      Excluir
  6. Meu 1° dia de muitos aqui. Sexta-feira agora marquei para cortar, tirar uns3 dedos ou mais da química. Amei as dicas, seu blog é d+
    Beijocas e depois passa por lá!
    Aline Cristina.
    http://negrabelissima.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Adorei seu blog e esse post tbm.
    Vai faze 1 ano q estou em transição e ta na hora de corta, mas to com medo,vou ter q enfrentar meu medo D:

    bjs

    ResponderExcluir
  8. Aiai... o que se faz com uma pessoa que quer muuuitooo mudar mas está com um medinho?? rsrssr
    Meu cabelo agora está como o da primeira foto, lá encima à esquerda, mas está uma bagunça: alguma poucas pontas lisas, mais na frente, o comprimento cacheado,de química (Beleza Natural, que gostei "maomenos", rs) e uma raizinha linda, de hidratadinha e com brilho.
    Agora quero tirar toda a química mas tá muito difícil, transição é barra.
    Porr favor, preciso de dicas de como dormir, se coloca touca, lenço, e sobre que tipo de produtos eu uso, pra cabelo com química, cacheado???
    Desde já, muito obrigada, amei seu blog, muito motivador!!!! :)))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois chegue mais para tomar coragem de vez! \o/
      Falo sempre para as meninas que tem que ter coragem para encarar a transição. Nem sempre é fácil e tem gente que até desiste no meio do caminho. Por isso motivo todo mundo! :o)
      Vá se chegando, vá lendo e pergunte o que quiser, viu? Fique a vontade.
      Algumas das suas perguntas já tem a minha opinião aqui pelo blog. Dá uma busca ali na pesquisa...
      Seja bem vinda!
      Bjs!

      Excluir
    2. Obrigada, estarei mesmo sempre por aqui!! Afinal são duas crespinhas, eu e minha filhinha e tenho aprendido muito a cuidar do cabelinho dela com suas dicas!!
      Bjo, sucesso!! :)

      Excluir
  9. Cabelo é feito rabo de lagartixa: você corta e ele cresce de novo. Mas até lá...
    Graças ao seu blog, encontrei a Mônica (obrigada, obrigada, obrigada! \o/). Mas acho que tem muita gente que evita a tesoura porque não está feliz com seu cabeleireiro. Poucos profissionais entendem e respeitam os cachos: já tive e já vi muito cabelo arruinado por cortes que não consideram que cada cachinho de uma mesma crespa tem um jeito. Se mais profissionais soubessem a oportunidade que estão perdendo em não estudar os cachos... :(
    Beijos e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh, que tudo que vc gostou da Mônica! Recomendo o trabalho dela para todo mundo. É ótima!
      Entendo que o medo seja esse também. Infelizmente. O bom é que existem profissionais bons no mercado. O ruim é a gente demorar para encontrar. :o)
      Bjs!

      Excluir
  10. Sabe me dizer qual a faixa de preço do corte?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marina.
      Liga pra Mônica. Ela pode te informar melhor (21) 8126-9049 ou 7898-3676.
      Bjs!

      Excluir
  11. Meu cabelo tava enorme e eu querendo da uma mudança radical no visu... Me recomendaram uma cabeleireira que cortava cortes modernos avaliando o estilo e o rosto da cliente. Bom depois do corte eu tentava não me matar de arrependimento meu filhote viu e falou mamãe vc cortou o cabelo? Não gostei não, ficou feio hahahahahaha, Eu adoro cortes mais curtos pois acho que valoriza e deixa os cachos mais fashion, porem meus cachos estavam sem definição nenhuma dai o dia todo eu fiava com aquela cara de acabou de acordar hahahha, isso me obrigou a cuida-los novamente e pesquisar novos produtos pois os antigos não surtiam tanto efeito mais e agora estou aqui com vcs nessa transição maravilhosa onde uma parte cacheia, outra fica lisa, outra arma e olha que nem quimica usei nesses cachos que decidiram sumir msmo depois de anos de noo poo que estou migrando para low poo.
    Beijoss meninas dou noticias!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida!
      Seja bem vinda para compartilhar a sua experiência com a gente.
      Beijos!

      Excluir
  12. Oiii me chamo Juliana meu cabelo era cacheado comecei a escovar e ai os cachos sumirãoo fiquei desesperada,, sem saber o q fazer então continuei a escovar pois fiquei com vergonha de sair sem opção de q penteado fazer pois na raiz ele ta cacheado e nas pontas completamente lisos acho q foi o efeito da capinha mas agora so dou escova e sentir q o meu cabelo ficou menos agredido então o q eu faço é melhor cortar as pontas né . Mas fico com medo de corta e ñ dar certo. o q eu posso fazer bjo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cortar é sempre melhor. Procura aqui no blog sobre o assunto. Tem bastante coisa. Bjs!

      Excluir
  13. Olá! Primeiramente, parabéns pelo blog! As cacheadas precisam de um "empurrão" inicial pra cuidar do cabelo do jeito que ele é e deixar pra lá essa coisa de que cabelo bonito é cabelo liso e longo (como a sociedade tenta empurrar pra gente, né). Agora vem o meu dilema: Eu tenho um sério problema em arranjar um bom cabeleireiro pra mim, já fui no Beleza Natural e eles botaram 1kg de creme no cabelo que ficou duro o dia inteiro. Fiquei muito feliz ao ver que você e a Mônica são do Rio! Com certeza ligarei, você pode me dizer o endereço dela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida.
      Ela atende no Humaitá, mas liga pra ela porque tem que marcar hora.
      Bjs!

      Excluir
  14. Olá Claudia!!
    Seus textos são sensacionais...;D
    Acabei de conhecer seu site e já virei fã!!!

    Fui obrigada a assumir meus cachos... Depois de 15 anos de relaxamentos, progressivas e inteligentes desenvolvi alergias a todos os tipos de químicas... E confesso que a primeira dificuldade que tive foi encontrar um cabeleireiro que aceitasse/soubesse cuidar dos cachos...
    Agora, tenho 10 meses sem química... Quase no AA ;)
    E a minha maior dificuldade é no corte... Rsrs
    As pontas ainda estão lisas-esticadas mas sou tão apegadas a elas... Rsrs

    Obrigada pelas dicas!!! Me ajudou bastante a cuidar dessas madeixas ainda rebeldes!!!!

    E sábado tomarei coragem e mandarei as pontinhas embora!!! ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida! Seja muito bem vinda!
      Fico muito feliz em ajudar, viu?
      Tome coragem porque dar aquela aparadinha é fundamental para a saúde do cabelo.
      E se tiver medo, deixe bem claro pro profissional que você quer realmente só aparar. ;)
      Beijos!

      Excluir
  15. Olá Claudia,
    nossa estou mega feliz por achar seu blog rs, preciso ler com calma cada post, porém minha ansiedade está alta ....o que ocorre acabei com meu cabelo por conta dessas progressivas, há 5 anos praticamente um belo dia do més de janeiro de 2015 resolvi cortar para tirar as partes lisas, porém cortei e fico terrivel, e agora está nascendo uns cachinhos porém estou com muita parte lisa da frente. Preciso de uma ajudaaaaaaaaaa um profissional para um corte pois já esta curto porém está com pontas da quimica e q entenda do meu cabelo pois não sei o que fazer e por onde começar! beijooooooooooooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Laryssa! De onde você é? Já viu esse link aqui do blog? http://www.eusoucrespa.com.br/p/indicacao-de.html
      Bjs!

      Excluir

Obrigada por participar!
Em breve seu comentário será publicado.