Alisamento em Crianças. Você é a favor ou contra?

Minha mãe veio me perguntar se havia lido uma matéria que saiu no Jornal O Dia, que circula aqui no RJ, sobre alisamento em crianças. Não havia lido, mas catei a matéria e compartilho com vocês nesse link:


Vejam lá e vamos continuar a prosa sobre o assunto...

É polêmico, é para refletir. 

Recebo muitos emails de mães querendo uma fórmula milagrosa para domar os cachinhos rebeldes dos seus pimpolhos. A minha resposta é sempre a mesma:  argumento que o cabelo de criança é bem mais fino, que responde melhor a um bom finalizador. Falei aqui sobre o leave-in Crescidinhos da Johnson, que fez efeito até no meu cabelo. Que não, o cabelo dele sendo do Tipo 4 jamais será um Tipo 2 sem apelar para as químicas. Que química em cabelo delicado vai quebrar e vai ferir o couro cabeludo, que é muito novo para expôr a isso, que tem que existir uma aceitação por parte dos próprios pais da qualidade do cabelo do filho, que são eles que vão contribuir para uma auto estima elevada, que existem mil cortes charmosos e enfeites para deixar uma lindeza. E por fim, já jogando a toalha, eu digo que o cabelo dele é divertido como as crianças devem ser.

Bom. Eu sei que é difícil ir contra toda a sociedade que explana, como definição de beleza, ser liso, magro e de quebra, rico. Mas que bom que não somos todos iguais e que a diversidade existe sim. Basta só ter coragem para encarar. ;o)

Uma vez uma mãe me mandou uma foto da filha me perguntando o que ela poderia fazer, que estava desesperada. Menina linda! 3 aninhos. Mandei uma foto, para servir de modelo como corte, que ficaria lindooooo na filha dela. Ela me respondeu que não. Ficaria muito alto. 

Bom... se a pessoa cogita tacar um alisamento ou relaxamento em uma criança de 3 anos, realmente nada do que eu disser ela levará em consideração. E aí concordo com que a psicóloga da matéria fala: 

"Segundo Maria da Conceição Nascimento, muitas vezes o bullying começa em casa, com a mãe reclamando da dificuldade para pentear o cabelo crespo ou cacheado da filha, que exige mais tempo e mais cuidados. “A criança ouve aquele discurso e começa a se considerar menos bonita”, acentua. A internet esbanja debates sobre o alisamento em cabelos de crianças."

Já ouvi muito isso por aí. Dá trabalho sim, meus bens. Mas o alisado sem cuidados fica um cabelo de boneca/piaçava. Esticado, opaco, sem balanço, duro. E aí? Qual a melhor escolha? Prefiro sem dúvidas cuidar do que remediar no método mais ou menos.

Afirmei e reafirmei várias vezes aqui no blog. Não sou contra as químicas. Mas vamos conhecer o nosso cabelo primeiro, esgotar as possibilidades de tratamentos, penteados, cuidados antes de partir para o radical?

Eu quis ser lisa um dia. Qual cacheada que meteu o pé na química que não quis?
Achava que poderia ter aquele balanço de comercial de TV, acordar já pronta e não com o cabelo no teto. Mas e aí? Alguém me ensinou a cuidar? A ver a beleza que estava ali escondida? Não. Bora alisar pra melhorar. Foram muitas queimaduras no meu couro cabeludo, cabelo esturricado, queda, quebra, pra ter coragem que assumir e ver qual é. Foi olhando o cabelo de uma mulher mega estilosa, mega cheio e cacheado, que me vi querendo ser assim também.

São exemplos que moldam a gente. Não tem jeito...
Agora, se deixar a mídia dominar, estamos fritos. Em vários sentidos.

Enfim... polêmico.

Lembram do vídeo Pode me chamar de Nadi? Ele fala exatamente isso. Da menina, antes zoada por todo mundo, que escondia sua cabeleira embaixo do boné, liberta por achar um exemplo que ela queria ser.
Vale reservar uns minutinhos para assistir.

E abaixo várias fotos de como as nossas crianças podem ser lindas com seus crespos e cacheados. 









Fonte: Pinterest

Cabelos divertidos como as crianças devem ser! =D

Mais fotos no nosso canal Pinterest.

E você? É a favor ou contra o alisamento em crianças?

Mande seu recadinho aqui embaixo. Agora nós temos comentários através do Facebook também. ;o)

Aguardo vocês! 

Beijos!




Compartilhe:

Sobre a Crespa

Claudia Montelage é cantora, botafoguense, libriana, sócia da Dois Versos e desde de 2012 pilota o blog "Eu Sou Crespa". Resenhas, tendências, transição, indicação de salões e profissionais, exemplos reais, aceitação e valorização do cabelo natural fazem parte dos temas abordados nesse espaço dedicado aos cabelos crespos e cacheados.!

8 comentários:

  1. Acho que as fotos falam mais do que qualquer coisa que eu escreva. Cabelos lindos em crianças livres. Se os pais acham feio, a criança vai querer mudar, pra agradá-los. Se os pais valorizam, a criança vai estar fortalecida pra enfrentar os comentários. Sou radicalmente contra.Bjinhos.

    ResponderExcluir
  2. Olha esse de ponche, que fofo! Vontade de apertar!
    A palavra chave é: aceitação e valorização da diversidade. Se a pessoa não se aceita e não se vê valorizada, dá nisso, taca quimica na cabeleira!
    As revistas, a tv, os comerciais, enfim, os formadores de opinião tem que se mancar que a sociedade não é do jeito que eles querem que seja. Ela é do jeito que é. Não adianta só valorizar os bonitinhos de olhos claros e cabelos lisos. Nosso povo predominante não é assim. Quem vê nossas revistas e nossa TV pensa que estamos na Noruega...rs
    Temos que acabar com a fobia e aceitar o povo e as pessoas como eles são: gordos, negros, deficientes, gays, albinos, ruivos, enfim, todos. São fatos da vida, todos tem o direito de existir como bem entenderem. Temos que sair do quadrado e respeitar a diferença. Chega de preconceito e segregação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uowwwwww! Arrasou dona Anônima! A palavra de ordem é LIBERDADE, para sermos quem quisermos! E queremos muito. Mas às vezes ficamos presas nas amarras que a sociedade impõe. ;)

      Excluir
    2. Chega de preconceito e segregação!
      É isso aí! ;o)
      Bjs!

      Excluir
  3. Acho errado alisar o cabelo de uma criança. Primeiro, porque pode ser um perigo para a saúde; segundo, é um perigo para a auto-estima de uma pessoinha que está aprendendo a ver o mundo. Digo isso porque fui o caso típico: um enorme cabelão crespo, que dava um trabalhão para minha mãe, que armava quando eu brincava, que era motivo de gozação dos meninos da escola. Em casa, quando éramos pequenos, sempre fomos a favor de alisar. E até uma certa idade, eu me sentia frustrada porque meu cabelo não era liso e nem bonito.
    Eu queria pedir a todos os adultos um favor: quando encontrar uma criança de cabelo crespo, não faça comentários como: que juba de leão! quanto cabelo você tem! Se não vai dizer algo positivo, não diga nada, faz um grande bem.
    E as meninas de cabelo crespo lindas e bem resolvidas, por favor, falem a essas menininhas como cabelos crespos são lindos, que nós somos especiais, que não alisaríamos nosso cabelo nem por todo dinheiro do mundo. Temos que ser o exemplo de que nessa sociedade nem todas as pessoas felizes são lisas, magras e ricas. ;-)

    ResponderExcluir
  4. O problema é que na televisão os negros servem só pra ser domestico, varredor de rua, pedreiro, e pobre. Os ricos ou as pessoas que estudaram são sempre brancos, de preferencia loiros com sobrenome estrangeiro, cabelo liso ou quase. O povo ja incorporou tanto isso que quando veem qualquer traço de "negro" em uma pessoa: cabelo, nariz, boca etc pensam que podem ser vulgares com ela chamando de cabelo de bombril, cabelo de vassoura de piaçava etc. Quem olha a TV brasileira pensa que a população é alemã e que o tempo da escravidão não acabou. Isso vai ser difícil de tirar da cabeça do povo até porque essa paranoia do cabelo esticado na marra chegou até na cabeça das crianças (mãe irresponsável fogo)

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!
Em breve seu comentário será publicado.