Dicas Internacionais por Fernanda Evangelista

Crespinhas do meu Brasil! 

Com grande prazer que hoje estamos estreando a coluna da nossa correspondente internacional (sim, meus bens, somos chiques! Rá!), minha amiga querida que topou o convite para participar do blog, Fernanda Evangelista. Ela contou um pouquinho da sua história no post Exemplos da Vida Real.
A Fê vai trazer pra nós o quem está rolando lá fora em matéria de cachos. Inspirações para levarmos aos profissionais daqui, produtinhos que podemos importar, novidades.

Seja bem vinda, Fê!! Obrigada por aceitar o convite! :o)

Crespinhas lindas! Venham que é sucesso!

Bjs!
Claudia Montelage


Dicas Internacionais por Fernanda Evangelista


Oi Meninas,
Tudo bem ?
Para a minha estréia no blog, escolhi um tema que é meio assustador para muitas cacheadas: O CORTE.
Não sei quanto a vocês, mas eu nunca gostei de cortar meu cabelo pelo simples fato de nunca ficar como eu gostaria.

Daí, você chega no salão com aquela vontade e vem o "profissional" detonando seu cabelo, dizendo que está muito ressecado, fraco, sem brilho, quebrado, caindo, com muitos nós, queimado de química ou de sol e, é claro, vender o peixe dele pra aumentar a comissão. Diz que você precisa fazer uma hidratação profunda com ele, que vai deixar seu cabelo outra coisa, mas que só uma vez não adianta, que tem quer voltar pelo menos uma vez na semana ... #quemnunca
Isso quando não faz a irritante pergunta: Nunca pensou em fazer a escova tal ? E vem todos os nomes, sabores e cheiros para "camuflar" e dar glamour ao assassinato dos seus cachos ...

Sim, minha gente, isto aconteceu comigo em um salão renomado em Jacarepaguá, e resumindo; nunca mais voltei. Tentei outros 2 salões e também não deu certo. Um cortou demais, o outro, de menos. AFFF !!!
Daí, resolvi me lançar no escuro e pesquisando no site NaturallyCurly (www.naturallycurly.com) descobri um link pra achar um cabeleireiro na sua região.
Acredita que foi só colocar meu CEP e pronto. Achei uma especialista em cachos há 5 minutos da minha casa !!!  \o/

1785 W Howard St  Chicago, IL 60626
(773) 338-6633

Corri pra pesquisar T.U.D.O. sobre o lugar e pra minha surpresa, ótimas reviews e recomendações.
Não contente, fui lá, como quem não queria nada, marcar meu corte e outra surpresa: "Horário só daqui há 1 semana, às 13h. Pode ser ?"  CA.LA.RO que sim !

Li as instruções dadas pra serem feitas ANTES do corte: Cabelo sem lavar por no mínimo 3 dias, porém desembaraçados e sem muitos finalizadores.
Tensa por uma semana e o dia finalmente chegou.

E chegando lá, fui super bem recebida, acomodada e servida com um cafezinho feito na minha frente. Meus olhinho curiosos tentavam registrar o máximo do lugar. 

O salão é pequeno, com uma decor transadinha e produtos delicadamente expostos.




Ela, a cabeleireira e dona do salão, de cachos louríssimos e legging de caveiras, suuuper simpática! Me recebeu e bateu um longo papo comigo enquanto revirava meu cabelo, e ele, crescendo e se mostrando. Perguntou sobre a minha rotina, químicas, quantas lavagens e o que eu gostaria no corte. 
Mostrei a mesma foto (inspiradora) do meu último corte no Brasil, em abril de 2013:


Inspiração do corte

E fui bem realista com ela, dizendo que eu sabia que eu não sairia de lá exatamente igual, porque ela está toda trucada para estar na capa da revista e tal ... mas eu queria o cabelo mais curto, com essas camadas pra dar um efeito natural, sem ficar um abajur.

MAS, Você deve estar se perguntando: E o que tem de especial nesse corte, minha gente ?

O método DEVACHAN (se fala Divachan) é especial pra todo e qualquer tipo de cabelo cacheado, para homens e mulheres. Começou em Nova York, onde ela tem um salão no SOHO. Tem cursos de formação de profissionais e muitos instrutores lá são brasileiros.

Eles vão olhar pra você como você é, como indivíduo, suas necessidades, e não como mais um cabelo enrolado na multidão que deve ser cortado de uma única maneira.
Primeiro analisam seu cabelo, o tipo, brincam um pouco e sentem  o cabelo como ele é, como se comporta, o que você espera do corte. É uma experiencia visual e sensorial.
Ela diz que Cabelo Enrolado não é uma moda, e sim, um estilo de vida, pra vida toda. Chega de brigar contra ele ! Você tem cachos, vai aprender a cuidar deles e vai arrasar.
E pras amigas que fizeram parte da "Epidemia da Progressiva" e que chegam lá para fazer a transição, ela diz: "Espere sair daqui como você mesma, ninguém mais além de você. Você pode não estar preparada, e muitas de nós não estávamos por estarmos acostumadas ao cabelo liso escorrido, muitas ficam chocadas por nunca terem visto seu cabelo ao natural, mas uma vez que você chega aqui, você vai estar pronta para a mudança."

Assista o vídeo: 



Esse método consiste em 2 cortes, com o cabelo seco !!!
O primeiro é aparar, já iniciando o formato do corte, cacho por cacho, sem cortar muito e sem esticar muito, seguindo a forma e o caimento natural dele seco.


Aí, vem a lavagem e o grande segredo está na Finalização e Secagem.
Nada de secar o cabelo, torcer com toalha ... só com as mãos. Daí joga a cabeleira pra frente e aplica o leave-in e o gel. Mas não é qualquer gel não. Esse é de finalização leve e não vai deixar aquele pó branco quando você apalpar depois de seco, pra tirar a crocância. E o gel tem que ser em maior quantidade pra dar o efeito legal. A Cally disse que bastante produto nunca é demais. 
Só então, vai secar levemente com uma toalha de micro-fibra ou papel toalha. SIM, esse de cozinha! Foi esse que ela usou no meu.
Finalizou, joga a cabeleira pra trás e ajeite como quiser.



Aí você vai "levantar" toda a raiz com a ajuda de umas pinças pequenas. Pode ser aquelas piranhas mini também. Faça isso em todo o couro cabeludo e parta para a secagem.
Se você seca seu cabelo ao ar livre, tudo bem. Só tire as pinças quando o cabelo estivar seco.
Se você usa secador com difusor, a coisa anda mais rápido. Comece secando as pontas e depois parta para a raiz.
Tire as pinças com cuidado e comece a tirar a crocância da raiz pras pontas. Dê leves sacudidas na raiz pra dar volume e amasse levemente os cachos, de baixo pra cima. E pronto.



Partiu segundo corte ...
Ela tirou a crocância, deu o volume na raiz e cortou mais um pouco.
Fiquei tããããããããããão a vontade com ela que senti uma certa audácia e falei CORTA MAIS. ( Oi ? Tá loka ? )
Sim, tô querendo mais !
E lá foi ela ...




Fiquei tão feliz com o resultado ... saí de lá me sentindo uma DIVA !!!
Auto-Estima na lua, que até São Jorge parou de lutar com o dragão por alguns minutos pra me ver ...



Tirei fotos, ela aproveitou pra me oferecer os produtos da linha sem compromisso, sem empurrar nada ... e ainda falou: "se você quiser experimentar quando seu Dove acabar, pode voltar aqui."



E o serviço ainda tem garantia ! "Seu cabelo vai se acostumar com o corte nos próximos dias, e se depois das 2 semanas, você achar que quer mudar algo, acertar uma ponta ou outra, cortar mais ... pode voltar sem ter que pagar mais por isso."

Pergunta se voltei ... nem precisei !


E quanto custou tudo isso ?
$76 verdinhas (com Cabelereiro Senior) + tax (imposto 10%) + $15 verdinhas de gorjeta (de 15 a 20%) 
Também comprei o light gel: $18 verdinhas
TOTAL: $120 verdinhas

Por 2 horas de serviço exclusivo, tá bom ou não tá ?!?!?! 

TÁ  Silviouw !!!!!!!

Antes / Foto Inspiradora / Depois


Beijo!!
Fernanda Evangelista



Fernanda Evangelista é brasileira, cacheada e mora em Chicago. Lá se destaca na multidão por ter esse lindo cabelo. Além de cuidar dos cachos, pilota o blog Cozinha na Real especializado em  receitas novas, variadas e fáceis de fazer!





Compartilhe:

Sobre a Crespa

Claudia Montelage é cantora, botafoguense, libriana, sócia da Dois Versos e desde de 2012 pilota o blog "Eu Sou Crespa". Resenhas, tendências, transição, indicação de salões e profissionais, exemplos reais, aceitação e valorização do cabelo natural fazem parte dos temas abordados nesse espaço dedicado aos cabelos crespos e cacheados.!

7 comentários:

  1. ameeeeeeeeeei esse post!

    ResponderExcluir
  2. gente, que post mais ryco!!
    amgs gringos liberem os instrutores brasileiros pra ajudar as BRASILEIRAS pq né... quem dera tivesse um salão assim aqui pertinho de mim, snif

    ResponderExcluir
  3. Muito bacana este post! Valeu a dica sobre a secagem durante o corte, dá pra ver que tem todo um cuidado, uma técnica, não é "tosa e banho" que nem uns fazem por aqui...

    ResponderExcluir
  4. Foi o que aconteceu comigo no Floreal Clínica dos Cachos!!!!!
    Você é bem tratada,sem frescura ,todos os procedimentos visam o cabelo e a gente sai de lá satisfeita.É o método do Deva Curl como a Fernanda descreveu e,detalhe,,,,,gastei exatamente a mesma soma:120 reais -não sei como será na 2ª vez,que daí será CORTE memo,mais dois meses,daí conto.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada !!!
    Fico super feliz que tenham gostado.
    Pergunta se os instrutores brasileiros querem voltar pro Brasil ???
    MAS, fica a dica para as cabelereiras que podem investir no curso e de quebra passear por NY.
    O que acham ?
    Quem se habilita ?
    Beijo.

    ResponderExcluir
  6. Fe, adorei. Para as colegas crespas que ficaram com vontade de ir até lá, tenho uma grande dica, depois de muito procurar por uma cabelereira que não acabasse com meu cabelo na hora do corte ( a maioria pensa que corte de cabelo liso serve...) encontrei a Vanessa em um salão especializado em cabelo crespo há 4 anos atrás, e me encontrei. Hoje ela está na área de treinamento, mas ainda atende. Caso tenham interesse possa ajudar com os contatos. Bjs.

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!
Em breve seu comentário será publicado.