Entrevista com a Terapeuta Capilar Cíntia Araújo - a Cintilante (Parte 2)

Semana passada publiquei aqui no blog uma entrevista com a super Terapeuta Capilar Cíntia Araújo, a Cintilante.
Quem ainda não viu, chega aqui.

Fiquei muto feliz com a repercussão e acho que é isso aí. Precisamos aprender sempre. 
É muita informação para assimilar, mas seguindo algumas das orientações, sempre vamos colher bons frutinhos.

Ter a colaboração de quem entende é fantástico! Eu quero mais é aprender muthooo e compartilhar com vocês!

Cíntia está agora linda na Turquia, meus bens! Nada de Lívia Marine exportando o produto nacional não. Ela está lá fazendo o treinamento da Kérastase. Ela não para!!! Aprendendo sempre!

Fala aí se a nossa Cintilante não é luxo? ;o)

Tenho muito orgulho dela e de todas as pessoas guerreiras que conheço. Ela merece muito!

Vamos então a segunda parte da entrevista. Tá menorzinha que a outra parte porque quis reunir o assunto da lavagem em um post só.

Lembrando que em breve teremos novidades!

Aguardemmmmmmmmmmmmm  :o)


chopin aprendizado cas amiga tudo :o)


Eu Sou Crespa Passando para o tema corte. Quanto tempo você achar que precisa ter de intervalo de um corte para outro?
Cíntia Nós brasileiras  intitulamos que corte tem que ser de 3 em 3 meses. Mas o cabelo perde a forma com 1 mês. É igual ao de homem que corta de 15 em 15 dias ou de 20 em 20 dias. O nosso é a mesma coisa, perde o corte. Mas o crespo demora mais a crescer. O cabelo negróide é tipo aquela mulher da Etiópia que tem 05 filhos e só tem como alimentar 1. Aquele bulbo ao invés de ter 1 ou 2 fios, tem 3, 4. Então ele vem com baixa de colágeno, com baixa de resistência, que você puxa e ele volta. Ele não te obedece. É um cabelo mais fragilizado. Então quanto mais proteína você der, mais colágeno você der, quanto mais aminoácido você der, quanto mais lipídio você der, melhor. 

Você quer mudar o seu cabelo? Não adianta ser de fora para dentro. Tem que ser de dentro para fora. Se esse cabelo é mais lento, mais sensibilizado, você tem que usar um silício orgânico, uma biotina, entrar com tratamento de creatina. Eu começo meu tratamento sempre auxiliando a cliente que ela tem que ter um complemento alimentar. Se ela faz dieta, ela tem que salvar o pâncreas, o baço, o fígado. Você acha que alguém vai se importar com o bulbo capilar? Não. É a mesma coisa a pessoa que faz quimioterapia, ela perdeu todo o cabelo e isso é lógico porque ela toma um medicamento pra eliminar uma célula de crescimento. Não existe um tratamento inteligente que distingue que o cabelo que está crescendo não é uma anomalia. A gente não para pra pensar nisso. E o que cresce sem parar na gente é o cabelo.

Se você reparar o cabelo com aquela hastezinha pretinha, é porque ele já está indo embora mesmo. O cabelo tem fase. Uma fase anágena, catágena e telógena. É uma fase de crescimento, outra de repouso, outra de queda. Que se dá de 7 em 7 anos. É um ciclo. “Meu cabelo tá caindo muito, é uma disfunção interna?” Às vezes não. Às vezes é o ciclo de tchau que o cabelo dá. Aí a pessoa fala que fez uma química e o cabelo caiu todo. Não. O cabelo quebrou todo. Ele partiu, ele rompeu. Agora não tem aquele cabelo que sai do bulbo por química. O cabelo só vai sair do bulbo por alguma disfunção. Ou tireóide, ou anemia, ou estresse ou alguma alopecia. Teve um trauma muito forte, uma decepção muito aguda ou gravidez, você acabou de amamentar, você fica num eflúvio telógeno (queda intensa), vamos dizer assim. Tem grávida que fica com o cabelo lindo na gravidez e quando acaba de amamentar cai bastante. 

Coloca no Google Tricologia. É onde você aprende sobre a estrutura capilar.

Foto Reprodução

 Eu Sou Crespa  E o que acontece se não cortar?
Cíntia Fica pior porque ele perde o crescimento. Porque quando se deixa sem cortar, ele vai pesando, sai da forma e você prende muito. Fica forquilhando o fio com elástico, com isso, com aquilo, passando a mão. Passar a mão é a maior desgraça, acho até pior do que a química.

Eu Sou Crespa É mesmo?
Cíntia  É gata, porque você mecanicamente desloca aquela posição natural. Você quando fica com o cabelo muito tempo preso num coque, quando você tira sua cabeça fica doendo? Você acha que isso é bom? Porque você forçou demais e ele não grita de dor. Quem sente dor é o seu couro. Tudo é o seu couro.
Não adianta você querer trazer beleza pro seu cabelo se o seu couro é tabajara. É tipo o pé que você não seca direito. É o sapato que te da chulé? Não. É você com aquela umidade que provocou um monte de agentes externos indevidos, que vai dar cheiro, vai dar frieira, vai dar tudo. Mesma coisa é o couro.

Eu Sou Crespa Uma curiosidade que tenho... As ampolas de hidratação de 03 minutos você acha que funcionam?
Cíntia Funcionam. Por 1 minuto. :o)))
É mais válido você pegar o dinheiro dessa ampola, que é o maior caça níquel que tem, e pedir pra alguém trazer uma boa máscara de fora. Eu, sinceramente, não acredito. Se eu acreditasse, ficava em casa. Abria uma loja. Muito mais fácil.
Pra mim vale muita mais uma pessoa esclarecida do que uma pessoa equivocada, sabe? A loja quer te vender qualquer coisa. Não tem do crespo? Vai do friso. Não tem do friso? Vai o seco. Não tem o seco? Vai o de permanente. E na verdade a pessoa nem precisa disso tudo.

Eu Sou Crespa Bora tirar uma foto!!
Cíntia Sem make?? :o)))



Pós entrevista, sem make :o)

Obrigada, Cíntia querida!

Beijos!

Compartilhe:

Sobre a Crespa

Claudia Montelage é cantora, botafoguense, libriana, sócia da Dois Versos e desde de 2012 pilota o blog "Eu Sou Crespa". Resenhas, tendências, transição, indicação de salões e profissionais, exemplos reais, aceitação e valorização do cabelo natural fazem parte dos temas abordados nesse espaço dedicado aos cabelos crespos e cacheados.!

20 comentários:

  1. Eu quero uma Cíntia pra mim, só isso...
    Mas com a coluna dela aqui no blog, será fantástico hein Claudinha?
    Adorei!

    ResponderExcluir
  2. Meus Deus!!! Temos que cortar cabelo todo mês?Ou o crespo q demora a crescer não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cabelo é cabelo e cresce na mesma velocidade. o cacheado e crespo "aparenta" nao ganhar crescimento pq tem o fator encolhimento

      Excluir
    2. A Tâmara disse tudo. Pra cada voltinha do cacho, tem um tempo. Mas o corte ajuda muito nesse crescimento.
      Bjs!

      Excluir
  3. Ah!!! excelente notícia essa da estreia da Cintia no blog!!!

    ResponderExcluir
  4. eu aprendi isso! quanto mais cortamos com uma frequencia legal, menos cm do cabelo precisar cortar a cada vez. eu desde que sai da transição corto 1 dedinho do meu todo mês. Ajuda a manter o comprimento forte, pq as pontas feias nao estão lá pra estragar.

    ResponderExcluir
  5. Se a primeira foi boa, a segunda foi maravilhosa! Amei de paixão a Cíntia. Quem dera eu pudesse ir ao salão dela para uma consulta.
    Valeu Claudia!

    ResponderExcluir
  6. Sensacional, gente! CABELO SÃO EM CORPO SÃO, parece ser a máxima, né?! O resto é seguir as dicas de quem entende da coisa. E respeitar a natureza dos fios. Aqui entra a nossa sensibilidade. Parece fácil? Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Luza. Tudo interligado.
      Vamos seguindo as dicas.
      Bjs!

      Excluir
  7. Adorei a entrevista! Parabéns! ;)
    Só não curti a ideia de de ter que cortar o cabelo todo mês... Quero deixar ele crescer! :P E sempre q eu vou ao salão para cortar as "pontinhas" tiram "2 palmos".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí você tem que ter aquele papo com o cabeleireiro. Ele tem que fazer o que você está pedindo.
      Se ele ficar numa de não obedecer, hora de mudar de salão. ;o)
      Bjs!

      Excluir
  8. Olá, parabéns pelo Blog, gostei muuito. Conheci hoje procurando mais sobre cabelos crespo, procutos, corte e queda de cabelo.Queria pedir umas dicas, pois ha 4 meses mais ou menos que venho perdendo meus cabelos, já perdi metade :'( snif, snif...Amo meus cabelos, volume, cumprimento, nunca pintei nem passei chapinha, e agora perdi metade deles :( .Comecei a tomar complexo vitamínico, me ajudou um pouco, mas acho que é por estresse e lavar pouco (lavo duas vezes por semana, uso muito creme e estou com caspa :/ ).
    Troquei de anticoncepcional nesse semestre, pode ter influência?Queria umas dicas de procutos e como os uso, e , se exites, produtos ou remédios para crescer ou voltar a crescer cabelos :( .Bom, nunca tinha ouvido falar nessas fases do cabelo, será que posso estar passando pela TELÓGENA?E volta a crescer bastante cabelo depois.Desculpa o texto enooorme, é que estou quase que desesperada :/

    Obrigada desde já e parabéns novamente pelo blog.Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cris. Na primeira parte da entrevista da Cíntia, ela fala qual a melhor forma de lavar o cabelo. Ela explica como fazer e super funciona nesse link aqui: http://www.eusoucrespa.com.br/2013/04/entrevista-com-terapeuta-capilar-cintia.html

      O seu caso não dá para dar pitaco via mensagem. Acho que você deve procurar um dermatologista para avaliar seu caso. Não é normal metade do cabelo cair assim. Não adianta ficar mascarando o problema porque pode piorar. É melhor ter orientação médica. ;)
      Beijos!

      Excluir
  9. Show de bola seu blog...como demorei tanto pra conhecer?!!!! rsrsrsrs

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!
Em breve seu comentário será publicado.