Exemplos da Vida Real - Tónia Vanessa


Ahhh, que a história de hoje é bem especial! 

Outro dia recebi uma mensagem fofa de uma seguidora do blog. Ela escreveu assim:

"Eu chamo-me Tónia Vanessa, tenho 19 anos e sou angolana/portuguesa, estou há quase um ano em transição e o seu blog foi uma das minhas fontes de inspiração! Queria mesmo agradecê-la pelo seu trabalho! É realmente fantástico!!
Eu estou a começar o meu próprio blog e gostaria muitoooo que desse uma olhadela e se não for pedir demais , fazer publicidade dele : curly-affair.blogspot.com

Agradeço-lhe desde já pela atenção,
Beijinhos 
Tónia Vanessa

Todo mundo que me pede para trocar divulgação eu entro no blog ou na página do Facebook para ver qual é. O assunto que abordam, se tem a ver aqui com o blog, se tem conteúdo para incentivar ou, de alguma outra forma, ajudar a quem está em busca de deixar seu cabelo mais bonito. Tem muita gente que troca divulgação de coisas que não tem nada a ver com o assunto do seu blog, só para ganhar mais seguidores e acho meio nada a ver isso. Mas enfim... vai de cada um. Aí fui visitar o blog da Tónia. Gente, pireiiii com a história dela, além de me sentir muito honrada com sua citação a esse espacinho aqui. Quem diria que esse blog iria inspirar alguém lá do outro lado do oceano? 
Uhuu!
Ponto pra nós!

Pedi então que ela fizesse parte dessa coluna que conta a história de quem encarou a transição de frente ou é tão orgulhosa dos seus cachos quem tem dicas para partilhar. Mantive sua escrita em seu idioma, que é muito parecido com o nosso, mas com expressões fofas demais! 

Com vocês, a angolana/portuguesa...




Tónia Vanessa


Eu Sou Crespa Qual a sua rotina capilar? [Frequência que usa shampoo e condicionador, se molha todos os dias, uso de finalizadores]

Tónia A minha rotina capilar é bem simples.. Eu lavo o cabelo 2 vezes por semana por exemplo domingo e quinta , porque frequento o ginásio e transpiro muito no couro cabeludo. Uso o Shampoo nas 2 vezes e geralmente passo o Shampoo 3 vezes. Por exemplo no domingo, como tenho mais tempo é quando faço sempre tratamentos naturais, e faço da seguinte forma:
- lavo o cabelo com Shampoo, e seco ligeiramente com a toalha;
- selecciono uma máscara natural, (dependendo do que eu acho que o cabelo esta a precisar, se estiver seco por exemplo faço uma de azeite com ovo ou abacate e azeite), passo pelo cabelo e deixo agir, e lavo de seguida , passo um condicionador e retiro novamente.

Nos dias em que não tenho tanto tempo lavo com Shampoo e condicionador normalmente..
Uso sempre finalizador , um creme pra pentear porque facilita bastante na hora de fazer os twists.
Não molho o cabelo todos os dias, como eu tenho as pontas alisadas tenho de fazer os twists para as disfarçar, eles duram mais ou menos 2 dias , no segundo dia a noite já tenho de os refazer. Então é nesse dia que com o meu borrifador de água eu umedeço o cabelo e ponho um óleo para selar.



Eu Sou Crespa Usa algum tipo de máscara de tratamento? De quanto em quanto tempo?

Tónia Quanto ás máscaras de tratamento, em termos das naturais uso sempre! Todas as semanas faço uma! Acho que o que é natural é o melhor! E conseguimos sempre arrecadar todos os nutrientes que o nosso cabelo necessita, de uma maneira saudável.

Em termos de máscaras comercializadas usei até há uns 2 meses atrás uma muito boa da Orofluido. Fazia 1 vez por semana.
E agora ainda faço uma da BC Schwarzkopf , linha vermelha - Repair Rescue, que corresponde a fase da reconstrução, essa faço só uma vez por mês.



Eu Sou Crespa Quais são as marcas mais incríveis para você de:
- Shampoo:
- Condicionador:
- Máscara de tratamento:
- Finalizador:

Tónia Para mim, ate agora as marcas mais incríveis das quais eu não abro mão são:
- Shampoo - Tresemme Hidratação intensa - vitamina E
- Condicionador - Tresemme hidratação intensa - vitamina E
- Máscara de tratamento - BC rescue repair
- Finalizador - Tresemme caracóis perfeitos; Skala - hidronutritivo


Antes da transição


Eu Sou Crespa Você conta na sua história que a sua mãe e irmã foram contra você alisar o cabelo. Qual a reação delas hoje ao ver que você assumiu o seu crespo?

Tónia Na verdade a minha mãe e irmã não foram bem contra hehe, o facto é que a minha irmã é mais velha que eu e já tinha o cabelo alisado na altura e tinha corrido mal... Então a minha mãe e irmã tinham receio que corresse mal novamente! Quem foi completamente contra e até hoje oiço ralhetes por causa disso, foi o meu pai! Ahahaha

Mas de qualquer forma a reacção delas ao verem os resultados é bastante positiva! Tão positiva que tanto a minha mãe como a minha irmã também estão a tentar diminuir a frequência com que alisam o cabelo. A minha mãe não alisa já há alguns meses!! E a minha mãe sempre disse que eu devia parar de alisar, eu é que não dava ouvidos! E o meu pai então, amou imenso!! Está muito feliz com a minha decisão, finalmente consegui agradá-lo ahahha! Resumindo, toda a gente sempre preferiu ver o meu cabelo crespo mesmo! Só eu é que era a do contra ahahhaha.


Transição

Eu Sou Crespa  Depois veio a sua fase das tranças, certo? Você sentiu que o seu cabelo mudou nesse tempo das tranças? Enfraqueceu ou melhorou?

Tónia O tempo das tranças foi uma escapatória á raiz levantada né. Mas sinceramente esse é um mistério que ainda não consegui desvendar.. Muita gente diz que fazer tranças faz o cabelo crescer, mas eu não sei se concordo! O cabelo cresce e muito, mas eu não sei se é pelo facto de o cabelo estar em tranças , eu acho que é por dois factores:

- tranças são consideradas um "protective style", ou seja um estilo de protecção, então , durante mais ou menos um mês, o cabelo não sofre agressões, não é manipulado, e no meu caso eu continuei a tratar bem dele , fazia banhos de óleos quentes e outros tratamentos, tudo isso contribuiu para um crescimento saudável;

- com as tranças nós não vemos o cabelo, não estamos constantemente a controlar o crescimento, então no dia em que tiramos as tranças temos aquele "susto". Eu própria tive vários sustos, passava o dia a sorrir de felicidade!

Então não sei ao certo se é o acto de entrelaçar o cabelo que o faz crescer ou se são os factores acima! Mas que protege o cabelo, protege! Para quem tem cabelo alisado ainda é que já não é tão bom, porque o cabelo parte muito, e é muito importante dar um bom banho de proteína após a retirada das tranças!


Fase com tranças


Eu Sou Crespa Hoje em dia, quando rola uma revolta capilar, ele estar indomável, qual a sua solução?

Tónia As revoltas capilares comigo acontecem nos dias em que eu tenho preguiça ou não tenho tempo para fazer os twists no cabelo! É horrível, dá-me vontade de rapar o cabelo ahahaha!!

Olha nesses dias eu faço sempre um coque, e como nós encrespadas temos aqueles cabelinhos encaracolados que saem do puxinho, que fica a parecer que temos "raios de sol" na cabeça Hahahaha eu uso um produto que funciona como uma cera e puxa todos os cabelinhos rebeldes. O produto é da olive oil- Edge control, e tá feito!


Eu Sou Crespa Uma curiosidade que tenho é saber como o cabelo afro, crespo, cacheado é encarado no seu país. Aqui no Brasil temos hoje uma aceitação maior dos cabelos afros naturais como símbolo de beleza, de estilo, de quebra de preconceito. Vem de pouco tempo para cá. Ainda estamos caminhando nesse assunto porque existe uma resistência nessa aceitação. Antes a gente não via em novelas e comerciais cabelos cacheados e crespos, estilo black como tendência de moda. Hoje já existe isso. Não dominante, mas representativa, tanto nas tvs, nas mídias, como nas ruas. Como é no seu país? Existe o orgulho de ser crespo ou a maioria recorre as químicas? E de que forma a mídia local encara isso? É natural ser crespo ou não?

Tónia Eu nasci em Portugal mas fui ainda nova para Angola, onde os meus pais nasceram, então considero-me mais angolana do que portuguesa! Contudo no momento eu vivo em Portugal, então vou dar uma perspectiva dos dois países.

Em Angola ser encrespado e mesmo ter o cabelo ruim é o comum! As nossas raízes africanas e os nossos genes fazem com que essa seja uma característica do nosso cabelo! O facto é que o mundo segue muito a moda não é ? Então teve a altura do afro, cabelo alisado e agora a moda do afro está a voltar... Mas em Angola sempre foi comum ter o cabelo encrespado pois isso constitui também uma característica do pais, dessa forma não ha tanto preconceito em relação ao cabelo crespo. Também há o facto de Angola ser muito influenciada pelas novelas brasileiras hehehe e desde que a Tais Araújo surgiu na novela "Viver a Vida" com aquele CABELÃO lindooo.. Bem, que mulher não apreciou aquele cabelo?  E a meu ver a mídia social também encara muito bem as nossas raízes. É muito comum verem-se publicidades com mulheres encrespadas, ou com tranças, mas também é muito comum ver-se o cabelo alisado, eu diria que é 50/50!

No caso de Portugal já não se vê isso... Naturalmente quando se pensa numa mulher portuguesa pensa-se em cabelos lisos compridos, então cá eu acho que já existe um maior preconceito, uma vez que o preconceito começa em relação ao tom de pele e segue para o tipo de cabelo... isso é uma realidade que me entristece muito, porque nós importamo-nos com a opinião e a aceitação dos outros e muitas das vezes o que nos faz alisar o cabelo é o facto de não aceitarem as nossas raízes, e nos começamos a ter duvidas sobre isso... ao alisarmos o cabelo estamos meio que a "fugir" da nossa realidade! Nada contra alisar o cabelo ate porque eu mesma já o fiz, mas é um facto! Cá em Lisboa eu tanto recebo maus olhares como recebo elogios.. Mas quando recebo maus olhares sinceramente não ligo! Eu sou angolana e encrespada com muito orgulho, amo o meu cabelo e isso é o que interessa! Entretanto tudo tem sempre um lado bom, é em Portugal o racismo também diminuiu muito, e muitas pessoas apreciam e ate invejam o nosso cabelo cheio de movimento e de vida!

Com twists


Eu Sou Crespa O que é para você ser crespa?

Tónia Para mim ser crespa é simplesmente ser diferente, mas numa perspectiva boa !! Se pensarem não existem cabelos crespos iguais! Podem ser muito semelhantes mas iguais não há!!
Eu acho que ser crespa é ter movimento , quase que chega a transmitir personalidade!!
É lindo olhar pra um cabelo encaracolado bem tratado, com vida, curvas, não para um cabelo liso onde nada acontece Hehehehehe (nada contra as alisadas).

Ser encrespada é aceitar quem somos, aceitar as nossas raízes e gostar disso! Eu amo ser encrespada!

Tónia Vanessa


Lindona! 

***


Minha queridona, muito obrigada por sua participação aqui nesse espaço. Que honra, viu?
Estou a cá muito pimpona! =D

Bom saber que somos unidas pelos nossos crespinhos! =D

Quem tiver perguntas para a Tónia participe nos comentários. ;o)

Beijo grande!



Compartilhe:

Sobre a Crespa

Claudia Montelage é cantora, botafoguense, libriana, sócia da Dois Versos e desde de 2012 pilota o blog "Eu Sou Crespa". Resenhas, tendências, transição, indicação de salões e profissionais, exemplos reais, aceitação e valorização do cabelo natural fazem parte dos temas abordados nesse espaço dedicado aos cabelos crespos e cacheados.!

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por participar!
Em breve seu comentário será publicado.