Natação, Piscina, Praia e cabelo bonito. É possível!

Resolução de 2014 foi o retorno a natação. A minha relação com esse esporte sempre foi de amor e nem tanto amor. Nado desde os meus primórdios, desde que me entendo por gente. Nunca direeeeto porque não aguento, ou porque o tempo esfria, ou porque enchi o saco mesmo, mas sempre foi meu porto seguro no segmento "atividade física".

Vira e mexe lá vou eu tentando outras modalidades. Já fiz de um tudo! Paguei mais tempo de academia do que efetivamente fui, já tentei correr, musculação, pilates, yoga, caminhada, pular corda e tudo em vão. As únicas atividades que sempre volto, tal como mulher de malandro, é para a dança e a natação. Sou dessas que precisam se movimentar, mas com moderação. :o)

Aí voltei a nadar em dezembro de 2013, cheia de determinação, amor restabelecido, material em dia.
Cheeeeeia de gás, já me matriculando 3x na semana, sem miséria.
Massss... E o cabelo com o cloro? Será que voltaria a ficar a palha de outros tempos?
Maior desafio já que agora tenho o blog e não dá pra esconder de ninguém.

O cabelo ficou como Silviommmmmmmm?
Grrrrrrrosso demais, já na primeira semana. Muito!
E o pavor de não voltar ao normal?

Já havia falado sobre o assunto aqui no blog, mas agora na prática, tive outras descobertas.

Depois de alguns testes, pesquisas, SIIIIIMMMMMM! É possível, meus bens!!!

Vamos aos bizús que valem para qualquer tipo de cabelo.

Molhar o cabelo antes de cair na piscina
Uma das coisas que aprendi pesquisando por aí é que quando você molha o cabelo no chuveiro antes de entrar na água, os fios ficam encharcados e acabam absorvendo pouca água da piscina, a temida, com
cloro. Com isso o estrago fica menor.
Ajuda também a tirar o excesso de creme, que nunca é legal ficar no cabelo porque a touca escorrega.

Usar 2 toucas. Uma de lycra ou helanca e por cima a de silicone
Conheci uma menina anos atrás que ela tinha cabelo de comercial de shampoo. Era um liso natural, lindo, pesado, com um movimento absurdo. Ela fazia isso. Nadava com 2 toucas e no final do treino, tirava a touca e plim! O cabelo estava seco (!!!!!). Era um absurdo porque nenhuma outra pessoa que conheci na vida conseguiu essa façanha. Comigo não dá certo, mas entra bem menos água do que se usar só a touca de silicone.

A touca de lycra também ajuda a quebrar menos o cabelo.

Touca de silicone Massage

Touca de lycra

Usar touca de silicone massage
Várias marcas tem esse estilo de touca que é toda revestida de bolinhas por dentro. Ela ajuda a manter a touca no lugar. Nenhuma impede de entrar água, mas fica sambando menos na cabeça.


Após sair da piscina lavar o cabelo com shampoo e condicionador
Essa dica quem me deu foi a super Cíntia Cintilante há muito tempo. Ela me falou: gata, não deixa química reagindo com química. Tem que remover logo.
O cloro é uma química bem forte. Como pinto o cabelo, acaba que o cloro reage com a tinta. Todo mundo tem me falado que ando com o cabelo mais claro. O motivo é esse. Combo cloro + sol (quando vou a praia) + calor = acaba clareando. E as loiras tem que ter mais cuidado ainda porque o cloro tem a tendência de deixar o loiro esverdeado.
Por isso, saiu da piscina, lave com shampoo e condicionador, mesmo que seja 3x na semana ou mais.

Nesse quesito até agora já testei a dupla Fructis Óleo Reparação, que acabei comprando 2 tipos de shampoo achando que um era o condicionador. Fuén! Um era o Óleo Reparação (shampoo transparente) e o outro Óleo Reparação Extra Nutritivo (shampoo perolado). A embalagem é igual! Só acrescenta a frase Extra Nutritivo. O perolado ficou perfeito! Mas o transparente ficou parecendo detergente... não curti.

Também já testei a dupla da L´Occitane Verveine Agrumes Citrus Verbena que foi legal. O shampoo é transparente, levinho, faz pouca espuma, mas é ótimo. E agora estou usando a dupla Pro Series Hidration da Wella que está fazendo o papel deireitinho também.

Vou fazer fazer a resenha de todos os shampoos e condicionadores. #prometo!

Fructis
Shampoo Perolado + Condicionador na esquerda e Shampoo Transparente na direita


Usar produtos específicos para piscina/praia com filtro solar
Essa dica é importante porque faz diferença a longo prazo. Os cremes para pentear com protetor solar ajudam a não detonar tanto os fios com a exposição ao sol. Protegem mesmo. Sinto grande diferença ao usar os que tem x os que não tem. Hoje em dia existe uma infinidade de produtos bons com proteção solar.


Usar frequentemente óleo de tratamento antes do creme para pentear.
O que realmente fez "A" diferença nesse retorno à piscina foi usar um óleo de tratamento antes de passar o creme para pentear todos os dias.
Estou in love com o óleo da Fructis, Óleo Reparação 8.

Como uso? Fui lá, treinei, lavo o cabelo. Após lavar com shampoo e condicionador, seco o cabelo com toalha, separo pedaços e vou aplicando 5 gotinhas do óleo em cada um.


Pedaço que vou dividindo o cabelo e aplico as 5 gotinhas de óleo.


Depois aplico a quantidade abaixo de creme para pentear em cada pedaço.
In Love também o Hidratante sem Enxágue da Acquaflora - Sol, Mar e Piscina, com água de coco.
Xuxu! Casou bem com o óleo.


Quantidade de creme e mecha finalizada
Casal Perfeito! ;o)


Depois de passar em todos os pedacinhos vou pra vida.

No dia seguinte, se vou nadar, dou umas borrifadas de água no cabelo, pra não assustar ninguém, passo um pinguinho de creme para pentear com filtro solar e amarro o cabelo em um coque frouxo.
Chegando no clube faço o esquema: molhar o cabelo antes de nadar, toucas e partiu treino.


Cabelo Finalizado com óleo e creme para pentear

Emplastrar o cabelo de creme não é a solução
Não emplastro o cabelo de creme, até porque nunca fui a favor disso. Quem me conhece aqui há tempos sabe que não consigo admirar o salão que faz relaxamento em série porque são adeptos a meio quilo de creme após o procedimento. Pra que isso???? Sai todo mundo de cabeça branca ou, as mais espertinhas, levam uma toalha para tirar o excesso no banheiro. Já fiz muito isso. :o)

Fiz uma vez um posto falando sobre a quantidade de cremes que uso. Hoje, atualizando a informação, não uso nem para massagem a quantidade grande. O cabelo quando é tratado constantemente não precisa de muito produto. Fui aprendendo com o tempo isso.

Enfim... apenas uso a quantidade que faz o efeito, sem exageros, no dia anterior de ir treinar. Essa história de que muito creme no cabelo ajuda a impedir a absorção do cloro, comigo nunca rolou. Primeiro porque muito creme faz a touca escorregar em 2 minutos e segundo porque vão te marcar logo ao deixar aquele rastro de espuma-denúncia que o creme provoca. Sim. Já passei por isso #quemnunca?

Não precisamos ser as responsáveis pela cremosidade da piscina, certo? ;o)


Tratamentos semanais
Mais do que nunca os tratamentos semanais são indispensáveis. É colocar a preguiça de lado e tratar semanalmente. Quem puder, 2x na semana fica lindo!

Prefiro investir mais em Nutrição e Hidratação nesse ritmo aquático do que na Reconstrução. Não deixo de fazer, mas espaço mais. Vai a gosto do freguês. Tem que ir sentindo como o cabelo vai reagindo.


E na praia?
Além de todos os cuidados acima, lógico que touca na praia não rola, um chapéu, boné, sombra é necessidade básica para não desgastar os fios com o calor. Nada de passar o óleo no cabelo e ficar pegando sol para não fritar o coitado. Invista em bons cremes com filtro solar com FPS alto, sempre reaplicando depois de cair na água.

Estando molhado e após reaplicar o creme, se não usar um chapéu, prenda o cabelo com um coque frouxo (eu disse frouxo), no alto da cabeça para resguardar ao máximo os fios.


Resultado




Já estou adentrando o terceiro mês de treinos. \o/

Cabelo com brilho, definido e soltinho.

É possível, meus bens!

Beijos! 





Compartilhe:

Sobre a Crespa

Claudia Montelage é cantora, botafoguense, libriana, sócia da Dois Versos e desde de 2012 pilota o blog "Eu Sou Crespa". Resenhas, tendências, transição, indicação de salões e profissionais, exemplos reais, aceitação e valorização do cabelo natural fazem parte dos temas abordados nesse espaço dedicado aos cabelos crespos e cacheados.!

20 comentários:

  1. Adorei, estou seguindo suas dicas para não detonar meu cabelo, por enquanto já tenho 2 semanas e tudo está correndo bem ! Beijos !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andreax, vc sabe se esses produtos indicados pela Claudia são todos liberados para NO POO ou LOW POO?

      É verdade que só shampoo low poo tira o cloro?

      Beijos

      Excluir
  2. Querida, obrigado pelas dicas! Vc segue o low poo ou no poo? Ou nenhum desses? Se sim, esses produtos são indicados? Onde vc achou essa touca de silicone? Obrigado! Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcela! Não faço nenhum dos dois e por isso não sei te dizer se esses produtos são liberados...
      A touca de silicone comprei na Centauro, mas tem em vários lugares. Procura pelo termo touca massage que você acha.
      Bjs!

      Excluir
  3. Oi Claudia tudo bem?
    Estou querendo voltar para as piscinas este ano e como você, também sou cacheada, mas uma coisa eu não entendi. Quandp chegar na natação precisa retirar todo o creme do cabelo? Porque eu estou em transição, meu cabelo é super ressecado sem creme... Help me.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tay! Tem que tirar sim antes de nadar até porque se deixar no cabelo vai acabar saindo na piscina, sujando a água. O cabelo molha de qualquer jeito. A dica é molhar no chuveiro antes de entrar na água e lavar com shampoo e condicionador logo assim que sair da piscina.
      Bjs!

      Excluir
    2. Oi Cláudia. Teve uma parte que não entendi muito bem.
      Antes de entrar na piscina eu retiro todo o excesso de creme do meu cabelo e logo após eu aplico o óleo ?

      Excluir
  4. vou voltar pra naacao essa semana, vim pesquisar sobre low poo e cloro da piscina e cheguei no seu blog! Olha que mundo pequeno!!! parabens pelas postagens.. =)
    bjs
    Ju Sobral

    ResponderExcluir
  5. Olá. Estou pensando em fazer Natação. Andei pesquisando toucas para não molhar o cabelo e li sobre uma touca de sílicone que cobre a orelha toda e não molha o cabelo!!!
    Alguém já testou? Realmente não molha?
    Bjux

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ela acaba entrando um pouco de água, infelizmente nunca vi nada que vedasse bem o cabelo, talvez se usar 2 como ela falou na postagem diminua ou impeça que ele molhe, mas vamos tentar aprimorar isso hahaha

      Excluir
    2. Eu comprei essa toca que cobre a orelha na esperança de não molhar os cabelos...já usei de todas as formas...ela sozinha, com outra de lycra, com outra de silicone, mas em todas as vezes molha o cabelo...em algumas vezes molha menos, mas acho que está mais relacionado com o tipo de nado que se faz na aula e não com a touca em si.

      Excluir
  6. Uffaa! Até que enfim achei um tema para natação X cabelo crespo rs
    Já nado a muito tempo por paixão mesmo, mas sei que detona o cabelo. Vou me atentar as dicas.
    Você usou o Yamasterol? Na embalagem diz que protege...algo a declarar?

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sara! Seja bem vinda! Nunca usei o Yamasterol para a natação. Já usei o Neutrox Rosa e gostei bastante. Estou testando no momento o fluido protetor água de coco, piscina, sol e mar da Acquaflora. Tem filtro solar. A linha toda é muito boa. Recomendo! E amiga, reforço geraaaaaal nas hidratações e nutrições. ;o)
      Bjs!

      Excluir
  7. Olha...eu estou pensando em fazer hidroginástica pq tenho problemas de hérnia de disco, eu faço toda semana uma hidratação profunda com leite de coco, azeite e limão, aprendi na internet, pra mim é fabulosa, como ela hidrata muito, acho que serve para quem faz natação..pq o óleo age profundamente na raiz e pontas do cabelo, e como o cloro resseca eu acredito que funcione

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Cêjura que é boa essa hidratação? Conta pra gente as quantidades! =D
      Bjs!

      Excluir
  8. Depois de uns 20 anos longe das piscinas, tô voltando. E os cabelos já deram um grito na primeira semana. O melhor das pesquisas foi descobrir seu blog, Claudinha!
    Além de deliciosa cantadora e zanzante, inda é toda generosa com as dicas!
    Vou testar a linha da Lola, por praticidade mesmo. Depois te conto!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  9. Ola Xará, curti muito seu post. Meu maior receio é detonar o cabelo, e logo agora que ele esta com os cachos legais eu resolvi entrar na natação vou iniciar as aulas depois do carnaval...bem vou seguir suas dicas ! Abs, Saudações Alvinegras!

    ResponderExcluir
  10. Obrigada pelas dicas.Eu aqui com piscina em casa e medo de nadar e acabar com os cabelos que alem de tingidos tem tambem o que chaman aqui de Brazilian Blowout, seria a prancha no Brasil sem muito formol. Ja nao estou tao novinha como voces (57) e o cabelo ja tem bem menos brilho e saude. Vou seguir suas dicas.
    Obrigada

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!
Em breve seu comentário será publicado.