Cachos Mais Hidratados = Menos Finalizadores

Olá bonitas!
O assunto de hoje resolvi abordar porque leio constantemente o relato de algumas crespinhas sobre a necessidade de usar uma grande quantidade finalizadores. Que sem isso, os cabelos não formam os cachos, não ficam domados e nem com uma aparência legal como deveriam. 

Entendo a questão porque não colocar finalizadores suficientes, após a lavagem, o destino do cabelo é ficar frizzento, sem forma.

Valderrama não usou a quantidade necessária. ;0)
A nossa história capilar não favorece essa impressão de que o cabelo crespo, cacheado, precisa estar pesado, gosmento. Ideia desde sempre incutida em nossas mentes. 
Após bater muita cabeça e cabelo por aí, peço licença para dizer o que constatei depois de tanto tempo. Proponho a reflexão...


Primeiro vamos tirar o ranço de que cabelo crespo, cacheado, precisa ser entupido de creme pra estar bonito, baixar volume. Que ninguém pode chegar perto e que receber um afago no cabelo é condenar a pessoa a ira eterna. Quem nunca pensou: PARA DE PASSAR A MÃO QUE VAI SUBIR! ;o)
Eu entendo, já passei por essa fase. Já falei sobre esse temor no post sobre volume.


Bora  superar?



Em tempos passados, onde as únicas tábuas de salvação para que os cachos ficassem domados  era o Kolene, o creme de mocotó Ebony e o Neutrox, o jeito era ensebar o cabelo até que a obediência reinasse. Como o mundo progride, a tecnologia idem e que, por mais que muitas empresas de cosméticos ainda IDOLATREM produtos para cabelos lisos (ou quimicamente tratados), contrariando a raíz crespa e cacheada de 80% da população brasileira, SIM! Existem empresas que se preocupam com a nossa legião e que a cada dia lançam produtos excelentes para nós. E o que isso significa? Que precisamos experimentar MUITO até achar os produtos ideais. E para mim, ideal é o que deixa o cabelo solto, definido, com brilho, macio ao toque, mesmo que para isso seja necessário utilizar 2 produtos, como geralmente faço.



Antes disso, como já falei por aqui, hidratar é fundamental. O que faz com que eu use gradativamente menos finalizadores são as hidratações semanais. (ok, no carnaval pulei essa parte..shhhhh!). Já sei quando meu cabelo precisa daquela hidratação mais potente, pela quantidade de finalizadores que passo. Se sai do padrão pro cabelo ficar legal, é porque ele precisa de um cuidado a mais ou então é chegada a hora de cortar.

Entrando nesse esquema das hidratações, você verá que isso acontece. O seu cabelo vai pedir. Achando seus produtos ideais, não será mais necessário exagerar na dose.

Outra coisa que pode acontecer é que nesses testes de novos produtos, apareça aquele que não dê um resultado legal. É sempre bom ter um produto salvador a mão, que sempre dá certo, certeza do sucesso, para que o cabelo volte ao seu estado normal. Pode acontecer com máscaras, shampoos, condicionadores e finalizadores.
Para zerar o efeito anterior, geralmente a dupla anti-resíduos + hidratação funciona bem. Sempre respeitando o uso 1x por semana do anti-resíduos, como digo aqui. Combinado?


Bora soltar a cabeleira e deixar o vento passar!


Beijos!



Compartilhe:

Sobre a Crespa

Claudia Montelage é cantora, botafoguense, libriana, sócia da Dois Versos e desde de 2012 pilota o blog "Eu Sou Crespa". Resenhas, tendências, transição, indicação de salões e profissionais, exemplos reais, aceitação e valorização do cabelo natural fazem parte dos temas abordados nesse espaço dedicado aos cabelos crespos e cacheados.!