Workshop da Crespa na estreia da Exposição Nossa Identidade

Nossa Identidade Alice Venturi

Estava euzinha em um dia comum quando recebo uma mensagem da Alice Venturi, que é apenas a fotógrafa mais incrível que conheço, perguntando se tinha contato de assessoria de alguma marca de cosméticos. Falei que ia passar de uma que tinha mas, claro, perguntei pra que.

Ela me falou que queria alguém pra dar dicas sobre técnicas para os cabelos em transição, falar de cabelos cacheados para um evento na Semana da Consciência Negra, que ela estava criando na Escola Municipal Abrahão Jabour em que dá aulas, junto com os outros professores.

Me passou um escopo do projeto: uma exposição de fotos usando como modelos de representatividade negra os próprios alunos do 9 ano, além de outras atividades.

Rá! Disse logo: esquece essas marcas, amiga. Eu vou! 

Tricotei logo com Mônica para fazermos uma dobradinha das nossas experiências e levarmos pra lá. Acertamos o dia, regulamos os horários, Alice topou super, alunos gostaram, então bora lá falar pra essa moçada que eles são lindos demais. : )

nossa identidade Alice Venturi

Sei nem dizer o que o meu coração sentiu. Uma mistura de tudo. Eu, que passei a minha adolescência, início da vida adulta, numa guerra sem fim com o cabelo, falando sobre esse assunto que me atormentou muito. Palestramos para 44 alunos antenados sobre cuidados, técnicas, mas acima de tudo sobre aceitação. Quem não viveu uma adolescência dos vários questionamentos sobre seu cabelo, não sabe o que é isso. Ouvir constantemente que seu cabelo é "ruim", que só química resolve, que você até é bonitinha, mas esse cabelo... não sabe o que é ter uma auto estima no pé nessa fase tão delicada da vida.
Parece uma bobeira, exagero, mas não é.

nossa identidade alice venturi

Foi ontem. Foi lindo. Foi especial.

Eles podem achar que fui lá por qualquer motivo. Mas fui por eles e por mim.. Fui porque me pouparia muito sofrimento, muita queimação na cabeça por conta das químicas, muita insatisfação com a minha própria imagem. Ter tido alguém na minha adolescência, alguém top das galáxias, como foi Cintia Araujo pra mim há uns 8 anos atrás me dizendo: seu cabelo não precisa de relaxamento, gata. Seu cabelo é bonito sim e vou te provar, fez toda diferença.



Acho que por fim é isso. Esse blog é isso. Quero poder ser a Cíntia de quem bambeia nessa fase. Aquela que mudou minha visão em relação a isso e me fez acreditar que a minha natureza é bonita sim. Desse jeitinho mesmo. Uns dias divo, outros dias o ó. E tudo bem.

Obrigada aos alunos, todos lindos e interessados; 
Obrigada Alice maravilhosa pela oportunidade; 
Obrigada Mônica pela parceria sempre;
Obrigada Cíntia por ser a responsável pelo início disso tudo!

Muito amor por vocês! 



Compartilhe:

Sobre a Crespa

Claudia Montelage é cantora, botafoguense, libriana, sócia da Dois Versos e desde de 2012 pilota o blog "Eu Sou Crespa". Resenhas, tendências, transição, indicação de salões e profissionais, exemplos reais, aceitação e valorização do cabelo natural fazem parte dos temas abordados nesse espaço dedicado aos cabelos crespos e cacheados.!

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por participar!
Em breve seu comentário será publicado.