Volume sem medo

Desde que comecei com essa piração de deixar o meu cabelo digno, percebo os tipos de cabeleira crespas e cacheadas que passam por mim.


O que mais me chama atenção é o pavor do volume que a grande maioria tem. Ou estão totalmente disformes leves e soltos, definição zero, no melhor estilo libertário ou com a raíz chapada no crânio, creme até a alma, com aquela linha divisória, certinho, sem 1 fio fora do lugar. Cabelo que acho compacto. 
E o que mais me deixa boba? A maioria com potencial para ter uma cabeleira linda! 


Nem vou usar exemplos de fora porque, como vocês já sabem, passei pela maioria das fases capilares.  Por isso, vamos lá.

Vamos a mais uma revelação de derrota. Preparadas?
Devagar, gente.

Fase que chamo de libertária, assumido, mas cabelo qualquer nota. Cadê definição?

Nesse caso, pós libertação de química, fase 1, perdida do que fazer. Fuáááá danado, mas liguei o "sou assim" e bora chocar o mundo.

Já nesse caso...

Tive que revirar o baú para achar essas.

Pra quem achou que o cabelo nas 2 fotos acima, tá legal, vamos rever os conceitos. 
Esse exemplo era a minha fase de cabelo compacto, penteado após lavar, não divididinho, mas com creme até a alma e adestrado pra não subir 1 milímetro da área permitida. Tocar no meu cabelo era levar uma recordação sebenta de muito creme. 
Ou ele ficava assim ou preso. Nesses dois exemplos o meu cabelo estava SECO! Acreditem ou não. Geralmente eu terminava o dia/noite, com um rabo de cavalo porque as pontas se rebelavam e aumentavam de volume.

Foi nessa época que usei guanidina e logo após, o super relaxante do Beleza Natural (salão aqui do RJ, especializado em cabelos crespos e cacheados). 

Até que um dia, um amigo (claro!), veio me falar que meu cabelo era engraçado. Lambido na  raíz e volumoso nas pontas. 
Depois de alguns meses ruminando a ideia, criei coragem e resolvi fazer a raíz levantar. Medooooooo, mas fui aos poucos. Ficou bem melhor porque a proporção do cabelo com o rosto harmonizou.  

Iniciando timidamente, beeem timidamente o movimento de soltura da raiz e comprimento pós corte radical.
 Cabelo aqui ainda com muita química.

Foi nessa fase, com a raiz natural, que comecei o tratamento que falo aqui. 


Quando eu achava que já estava ótimo.

A gente sempre pode mais, né? Evolução de estilo, de cabelo, vida.

Em 2020 estamos assim:

Foto: Alice Venturi


Eu meus cachos : )



Olhem como a proporção da raiz com o rosto fica tuuuuudo!

Meu conselho?
Crespinhas, libertem-se! ;0)

Receita? Hidratação + ótimos finalizadores + bater o cabelo + amassar + soltar a raíz + uma pitada de ousadia e assim, quem sabe, vislumbrar o caminho da libertação.


Compartilhe:

Sobre a Crespa

Claudia Montelage é cantora, botafoguense, libriana, sócia da Dois Versos e desde de 2012 pilota o blog "Eu Sou Crespa". Resenhas, tendências, transição, indicação de salões e profissionais, exemplos reais, aceitação e valorização do cabelo natural fazem parte dos temas abordados nesse espaço dedicado aos cabelos crespos e cacheados.!

27 comentários:

  1. Adorei o post! O cacheado recheado de creme é o usual. Concordo com vc que na busca de coragem para assumir meus cachos, comecei a observar os diversos cachos que passavam por mim. Resultado: 93% eram cacheados com aspecto de acabei de sair do banho forever e 7% (vc inclusa) com os cachos bonitos e com volume. Daí, difícil tomar coragem, né?! Mas tomei. Ainda não cortei. Meu cabelo está estranhíssimo!!! Metade liso, metade cacheado. Desde que comecei já falaram de tudo. Exemplos: "Amiga, vc tá sem dinheiro?! Pq vc parou de fazer o alisamento então?" "(O desconhecido do salão) Cabelo cacheado até pode ser bonito, mas vai te engordar" "(Depiladora) Eu te pro-í-bo de cortar este cabelo curto. Vai ficar horrível! Tem que dar uma relaxada antes.." "Amiga, vc quer o cabelo cacheado, né?! Pq vc não faz um permanente?(oi?!???!)" "(Meu pai) Eu acho que vc não deve por nada no seu cabelo. Trate dele e deixe-o crescer". Estes forem alguns dos comentários. Foram muitos. E a maioria negando a possibilidade de querer e poder ter cabelos que não lisos ou com a aparência de lisos(tipo cabelo miojinho, sabe?!).. Isso gerou em mim uma certa revolta, diga-se de passagem. Resolvi continuar deixando meu cabelo crescer sem química, para a revolta de muitos. Eu acho o cabelo cacheado lindo! Alisava por achar mais prático(o q de fato é..) mas tb estou julgando numa fase de transição, o q dificulta.. Mas tirando isso tudo, força na cabeleira! E vamos mostrar o valor dos cachos! :) Fora isso, onde raios vc comprou o tal do creme pós-banho da Ávora. Não encontro por nd! beijocas crespinhas da Clara Sampaio! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô flor... entendo muito bem essa sua transição porque passei por ela. Não cheguei a ter o cabelo liso como o seu ficou, mas tive o esticado. Não adianta. A coragem é nossa e tem que vir de dentro. Quando, na sua vida, que algum cabeleireiro te incentiva a cuidar dos cachos e não tacar química logo de cara? Na minha vida, só a Cíntia. De resto? Alisa, relaxa, amacia, faz qualquer negócio pra baixar esse troço. É como se fosse algo vergonhoso. O que acho, é que poucos profissionais sabem lidar com o nosso tipo de cabelo. Algo bem esquisito se tratando do nosso país. Mas enfim... vamos nós achar a solução. Se hoje meu cabelo tá legal é porque bati cabeça pra achar o caminho. Fiz o blog pra tentar facilitar o encontro desse caminho pra vocês. Gostaria muito de ter tido essa luz há muito mais tempo.
      Vamos juntos que a gente consegue!
      Comprei o creme da Avora numa lojinha de produtos para cabelo aqui perto de casa. Tem também nas Drogarias Venâncio. Não é difícil de achar. Mas em farmácia comum, acho que não tem.
      Não desista!!
      Beijo!!!

      Excluir
  2. haa ,como eu queria deixar a raiz do meu cabelo assim ,parece que ele viciou fica achatado no topo da cabeça rsrssrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana!
      Estou preparando um post só com dicas pra conseguir descolar a raiz.
      Espera só.
      Bjs!

      Excluir
  3. Amo Volume, seu cabelo nesta ultima foto esta lindo demais, não vejo a hora do meu chegar nesse comprimento!
    Bjo
    http://nanda-beleza.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eba!! Obrigada Nanda!
      Menina, vou te falar. Foi começar a tratar e cortar sempre que o cabelo cresceu muito. Recomendo!
      Vou na sua dica da Ox.
      Beijo!

      Excluir
  4. adoro tudo que vc coloca aqui... O medo do volume é de toda mulher que possui os cabelos crespos e volumosos. Eu ja estava nessa fase libertária há 3 anos atrás quando conheçi o super relaxante do Beleza Natural, mas eles efetivamente não ficavam tão soltos assim como eles prometiam. Mas agora com as suas dicas estou conseguindo isso, ainda timidamente, eu sei, pois estou numa fase de descobertas em relação ao volume que verdadeiramente eu tenho e que tanto admirava nos cabelos que via em revistas, modelos e o seu é claro. Mas tem que ter CORAGEM pra se assumir!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu cabelo já é muito bonito, amiga! Acho que se você usar os finalizadores, como falei, vai dar super certo. Sobre o Beleza Natural, é o que a gente já conversou. Acho o relaxante deles muito bom para quem quer dar aquela domada na raiz e manter cacheado (ou ajudar a fazer o cacheado). Entre todos que experimentei, ele foi o único que não esticou o meu cabelo. Mas... os produtos deles para tratar e finalizar, não me adaptei. Primeiro pelo cheiro e segundo pelo resultado. A quantidade que se usa para finalizar é absurda. É desses que deixam o cabelo muito sebento, pesado e sem brilho. Existem finalizadores no mercado que fazem um efeito mil vezes melhor.
      Vamos trocar mais por aqui e siiiim! Coragem pra assumir!!
      Beijos!

      Excluir
  5. Adorei o blog. conheci através de um comentário seu no blog da Nanda. Faz 1 mês q perdi o medo da tesoura e decepei toda a parte relaxada (1 palmo)... estou amando meus cachos e tb as meninas assumindo suas crespices...rs dei muita risa qdo li e me identifiquei com esse post, de colar a raiz do cabelo no crânio...rs lotado de creme... era assim mesmo. Como eramos leigas da beleza crespa. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sheila!!
      Eba!! Mais uma cacheada pós relax! Uhuu!
      Chega mais querida!
      O que der certo por aí, me conta!
      Beijos e obrigada!

      Excluir
  6. Adorei o artigo, adorei seu blog. Estou em fase de transição e tenho lido muito na net sobre os crespos e cacheados. Você é muito engraçada e os assuntos estão ótimos. Parabéns !

    ResponderExcluir
  7. Adorei...acompanho o seu blog...e como vc tenho tomado coragem pra soltar a raiz...qual é a cor dos seus cachos??? A última foto está lindo com volume e uma cor que combinou muito com vc...bjos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angelica! Bora tomar coragem! :)
      Eu uso uma mistura de 7.0 com 7.1. 50% de cada. Atualmente estou usando a coloração da Alta Moda. Mas já usei da Amend esses mesmos números. São as mesmas cores.
      Bjs!

      Excluir
  8. Adorei o post,pois meus cabelos são finos e com pouco volume,eu adoro volume,então passo ativador de cachos,o gel de linhaça amasso bem e depois que seca passo um reparador de pontas e solto meus cachos,dá um volume do jeito que eu quero.bjs

    ResponderExcluir
  9. Meu cabelo é crespo,volumoso e sem cachos...o que faço para ter cachos iguais aos seus,não quero usar permanente afro...

    ResponderExcluir
  10. Ai meu Senhor, esse post so faltou ter meu nome nele!! Vou imprimir e colar no meu espelho e ler todo dia de manha, quando eu pegar o pote de creme pra pentear. Repetir o mantar: "o volume é do bem! Liberte essa raiz!".

    Operaçao desintoxicaçao de finalizador, começa amanha!

    ResponderExcluir
  11. Eu adoraria dar mais volume na cabeleira, mas por motivos de força maior não posso:

    1) Bater cabelo;
    2) Dar volume com um secador.

    Tem alguma dica mais "manual", mas q não envolva movimentos bruscos de pescoço nem ficar sustentando alguma coisa no ar, acima da cabeça?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nanda!
      Dá uma olhada nos posts: Levantando a raiz. Tem 1, 2 e 3.
      Bjs!

      Excluir
    2. Oi Claudia, eu queria mais volume nele como um todo mesmo, ainda mais q ainda nem chegou na orelha. Dei um jeitinho pra conseguir isso assim:

      1) Tiro o excesso de água do cabelo, deixo ele só úmido;
      2) Passo um pouco de live-in, de preferência um pra hidratar;
      3) Passo o live-in pra definir de cabeça pra baixo, e passo pouco.

      O único efeito indesejado são cachos menos definidos na superfície, mas curti d+ esse efeito mais volumoso sem precisar esperar o day-after.

      Excluir
    3. Ah, que tudo!
      Esse é o caminho. Tentando, descobrindo! :o)
      Bjs!

      Excluir
  12. Eu quero tirar a divisória do mru cabelo, como faço!?? Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Você tem mudar a forma que divide o cabelo, começar a ousar para mudar.
      Ele só vai deixar de existir se você se permitir um volume legal. ;o)
      Bjs!

      Excluir
  13. Cláudia, legal é isso que eu quero, mas esta demorando ,muito o que você acha de implante só no comprimento ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, xará! Tudo bem? Xi...Não entendo muito de implante para poder opinar. O que sei é que alongamento geralmente enfraquece os fios. Mas não tenho muita informação. Acho que é melhor você procurar um profissional para te orientar melhor. Beijo e boa sorte! ;o)

      Excluir

Obrigada por participar!
Em breve seu comentário será publicado.