Cronologia Química

Achei melhor começar esse histórico do final de 2007 pra não assustar ninguém.
Traumas da adolescência a gente finge que não teve, tá?
Vamos lá!
É só clicar na foto que ela abre maior.


Devagar, tá gente? 

2007 a 2008

Na primeira foto é o momento pós alisamento.
Na segunda corte radical para ajudar no crescimento. 
Toda  raíz esticada da primeira foto dá pra perceber que cresceu na terceira foto. E olha que eu forçava um cacheado com baby liss (ok, admito. Pegava marromenos).
Mantive esse corte por muito... muito tempo.
Fui firme no propósito de largar a química. Prova disso foi a abertura de um tópico na comunidade dos cabelos cacheados no Orkut em 2007. Link aqui.
O Orkut já era, mas continuo lá por causa dessa comunidade que é ÓTIMA! Falarei dela mais pra frente.




2008 


Mantive o corte até a parte lisa sair. Olha... foi barra! O cabelo não definia os cachos por nada! O que parece cacheado aí foi muito empenho. De química só a tinta porque não tem jeito. Cheiaaaa de cabelos brancos desde nova.

2009

Quem disse que o raio não cai 2 vezes no mesmo lugar??
Pois então... Antes do meu réveillon de 2009, fui toda pimpona fazer a escova de chocolate (que já havia feito sem efeitos colaterais) pra dar aquele up na hidratação. A escova em si não tinha nada que alisasse ou formol. Era uma hidratação meeeega. Só que precisava escovar e passar chapinha. Três dias sem lavar (ui!), mas o resultado era mara.
A cabeleireira, vendo que meu cabelo estava aquele fuá, decidiu fazer um relaxamento muito leve. Eu dizendo que não, ela dizendo que sim. E aí o convencimento foi de que a hidratação não pegaria. Acreditei no relaxamento bem leve. Oi?
Raízes esticadas mais uma vez...
A última foto do trio, beijando meu afilhado lindo, foi no final de 2009.


2010


E foi em 2010, no carnaval baiano (êêê-ôôô-lêiaêaô) que conheci Cíntia Araújo, que comentei aqui, pessoa MARAAA, que me deu altos toques e me salvou das químicas. 





2011                        


E foi só em 2011 que comecei a conhecer realmente o que é o meu cabelo.
Complicaaaaado, mas quando bem cuidado, ele até que é gente boa... hehehehe.

Depois de anos penando, receber elogios, nossa! É a glória! Né não? 

Vamos conversando sobre os erros e acertos nesse caminho.
Não se iluda! Os cachos são de lua. Tem dia que estão ótimos, outros nem tanto. Um dia aceitam super bem aquele creminho salvador e outro dia nem thum! Com umidade, dia que chove, então? Ficam o óóó! 

Masssss, com umas diquinhas espertas vale super a pena o esforço.

Não sou contra químicas, mas antes de decidir por elas, conheça sua cabeleira. Vai que ela é linda e você nem está sabendo? Às vezes é só de um tratamento que ele precisa e que nunca foi feito.

Pra mim fez toda diferença e continua sendo revelador. 

Simbora partilhar experiências. 

Chega mais!


Compartilhe:

Sobre a Crespa

Claudia Montelage é cantora, botafoguense, libriana, sócia da Dois Versos e desde de 2012 pilota o blog "Eu Sou Crespa". Resenhas, tendências, transição, indicação de salões e profissionais, exemplos reais, aceitação e valorização do cabelo natural fazem parte dos temas abordados nesse espaço dedicado aos cabelos crespos e cacheados.!

14 comentários:

  1. Caraca...adorei sua cronologia, aliás muito parecida com a minha. Ninguém acredita se a gente conta né..quanta maluquice já colocamos no cabelo, isso que é cabelo boooooommmm...rsrsrrsrs. Aguenta tudo!!!! Obrigada por partilhar. beijos.

    ResponderExcluir
  2. OI ADOREI O SEU BLOG TB ESTOU NA FASE DE TRANSIÇÃO OPTEI POR CORTAR AS PONTAS ALIZADAS AOS POUCOS, MAS TE CONFESSO QUE TEM DIA QUE BATE O DESESPERO ENTÃO ENTRO NA NET E VEJO ESSES DEPOIMENTOS DE PESSOAS QUE JA PASSARAM POR ISSO E ME SINTO MAIS FORTE
    SELMA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Selma!
      Seja bem-vinda!
      Olha... é difícil, não vou te negar. Mas é possível! Tem que persistir de verdade. Te digo com toda honestidade: Vale a pena!
      Pesquise sempre porque é bom saber que muita gente passa por isso também.
      Força na cabeleira! Vem com a gente!
      Beijo!

      Excluir
  3. Oi!!! Te encontrei em um momento muito importante... Estou na fase: faço ou não faço relaxamento, eis a questão!! Todos os dias tenho motivos para fazer e para não fazer... Estou enlouquecendo!!! Meu cabelo tá curto na frente (he he he minhas experiências na tesoura!!) e natural, atrás ele tá cumprido, com mechas e química...
    Vejo que seu cabelo mudou depois que conheceu a tal profissional... Nossa, o quê ela te ensinou que provocou tanta revolução?? Ensina pra gente, vai?!!
    Obs.: Achei o seu blog muito legal e vc é muito simpática e divertida!!!
    Jocimara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jocimara!
      Então menina...Estou tentando passar os ensinamentos pelos posts. No início a Cíntia me ajudou muito hidratando, reconstruindo o meu cabelo. Ela usou diferentes marcas, todas profissionais, pra me fazer descobrir como o meu cabelo realmente é. Depois fui aprendendo sozinha. Hoje tem informação a beça na internet pra nos ajudar nesse sentido. Visite o blog do Ronaldo: http://ronaldocachos.blogspot.com.br ele dá show indicando quais os produtos usar em cada etapa desse descobrimento capilar.
      O que sempre falo é que não sou contra químicas, mas a gente precisa conhecer o nosso cabelo primeiro, pra depois decidir o que fazer e não colocar química em cima de química.
      Volte sempre!!
      Beijocas!

      Excluir
  4. Olá, tenho 16 anos e moro em Salvador... Estou deixando minha raiz crescer há mais ou menos uns 9 meses, e estou um pouco em dúvida do que faço com meu cabelo daqui para frente. Queria saber sua opinião sobre o relaxamento do salão Beleza Natural, se realmente ajuda para que o cabelo fique cacheado, ou é falsa promessa. A partir de agora pensarei 10 vezes antes de fazer qualquer coisa com meu cabelo!! Obrigada, fico grata pela opinião! Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Victória!
      Olha, eu acho que entre todos os relaxamentos que já experimentei, o do Beleza Natural é o que mais dá resultado no sentido de não esticar os fios. Fiz durante muito tempo lá. Fazia todos os meses como eles recomendam, mas depois passei a espaçar mais. É química e como todo química precisa cuidar bastante. Lá eles tem a prática de indicar apenas os produtos deles. Eu nunca gostei. Usava, mas não curtia. Tem gente que ama. Enfim, isso é do gosto de cada um. Se você quer realmente fazer alguma química, lá pode ser que te agrade mais. Não deixe de fazer a avaliação com a pessoa responsável.
      Agora, já que você está há 9 meses sem usar nada, se fosse eu, com a visão que tenho hoje, tentaria tratar bem dele pra ver qual é. E aí te recomendo a fazer o cronograma, que falo aqui: http://www.eusoucrespa.com.br/2012/04/cronograma-capilar-hidratacao-nutricao.html
      Pesquise bastanteeeee. É importante.
      Beijos!

      Excluir
  5. Oi!! estou lendo o blog pela primeira vez e estou adorando!
    eu sou de salvador e pelo que vi vc conheceu a profissional Cintia aqui..
    ela tem algum salão por aqui?
    Eu tenho 19 anos e usava química desde os 9 anos.. Estou com 5 meses sem naaada (nem escova!) e esta ficando bem difícil, quando vou ao salão de beleza as cabeleireiras parecem que são surdas! eu digo que não vou alisar e elas ficam loucas. Enfim, se vc puder me indicar ela ou alguma outra profissional aqui em salvador, vai estar salvado a minha vida :D de qq forma, Parabéns pelo blog e pela atitude :) beijos, Bia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba, Bia! Seu post publiquei e não respondi! Mil desculpas!
      A Cíntia é do RJ. A gente se conheceu no carnaval MARAVILHOSO daí! :)
      Daí não conheço ninguém... :(
      Vou ver se consigo algumas indicações pra te passar.
      Bjs!

      Excluir
  6. Oi meu nome é Priscila e estou limpa de química ha 5 meses..rsrsrrsr Comigo é o seguinte.. eu sempre tive jubão e para doma-lo.. ha algum tempo uso guanidina na raiz.. só que depois de um tempo meu cabelo ta ralo, hj eu quero o jubãao denovo e nada rsrs To no desafio de parar com a droga, mas nem sei por onde começar.. Conto com vcs rsrs bjusss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou limpa é muito bom!!!!!!!!!!!! rsrsrsrs
      Oi, Priscila!!
      Começa hidratando, hidratando e hidratando. Depois vá seguindo o cronograma desse link: http://www.eusoucrespa.com.br/2012/06/cronograma-passo-passo.html
      Você vai ver como a transição vai rolar mais fácil.
      Qualquer dúvida é só perguntar!
      Beijocas!

      Excluir
  7. Minha querida, meu cabelo é exatamente igual ao seu, com cachos definidos e volumosos. Eu usava ele assim quando criança, mas, é como vc disse no começo do seu post, a gnt finge que não tem traumas de adolescentes, né?! Então, aderi à química e tinha quase 1 ano que não usava nada, da, minha tia cabeleireira me indicou uma escova, chamada Escova Brasileira, fiz, ela não tirou o cacho, mas, deu uma bela alisada na raiz assim como aconteceu com vc. Agora estou novamente no momento transição, mas, o meu problema é que não consigo mais definir o cacho, a raiz que tá crescendo está com mto frizz, parece fofa e eu não sei como fazer para que o cabelo fique hidratado, sem a aparência rígida. E no outro dia, não sei como fazer para que ele fique comportado.

    Comecei a fazer essa semana o cronograma capilar, mas, acredito que ainda não me acertei nos produtos comprados. Eu estou tentando lavá-los 3 vezes na semana.

    Os xampus e condicionadores q estou usando são:
    Pantene PróV Fusão da Natureza e intercalo com Bio Extratus Jaborandi, admito que preferi o da Bio Extratus.

    E toda vez que lavo uso uma máscara, esfregando o creme na mão antes de aplicar no cabelo e enluvando bastante cada mecha também.

    As máscaras são:
    Pantene ProV Cachos Definidos
    Elseve Reparação Total 5 e
    Banho de Creme da Bio Extratus de Jaborandi

    Ontem usei pela primeira vez o da Elseve e notei que meu cabelo ficou rígido, já o da Bio Extratus fica super sedoso e macio.

    Creme de pentear tô usando o da Gold Black e um da Capicilin, o que será que falta pra mim??? Pra eu me acertar...

    Sei que escrevi demais, espero que não se canse em ler...

    Obrigada por todas as dicas do seu blog

    Bjos

    Jana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jana!
      Você tem que ter atenção a composição dos produtos para ver se eles realmente se encaixam naquela semana do cronograma. Antigamente, sendo beeeem sincera, até já falei isso no blog, sempre usei produtos para hidratar, independente do que estava no rótulo. Mas o cronograma faz diferença. Senti isso desde que comecei a fazer a tabela.
      Busca aqui no blog Nutrição, Reconstrução e Hidratação. Tem vários exemplos de produtos e o que você identifica fácil no rótulo.
      Aí é só comparar com os seus e organizar.
      Qualquer dúvida a mais é só perguntar. ;o)
      Beijocas!

      Excluir
  8. Gostei do seu blog mas cabelo tem n variações. Percebo que o seu sempre foi crespo e realmente com boas hidratações consegue domá-lo. No meu caso cabelo carapinha, vou continuar pesquisando até encontrar minha alma gêmea. Bjsss.

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!
Em breve seu comentário será publicado.